Compartilhe

Como a paixão pelo futebol influenciou a presença dos torcedores nas urnas!

Urna eletrônica das eleições de 2024

Urna eletrônica durante as eleições de 2024. Fonte: Reprodução

Neste domingo, 6 de outubro de 2024, os brasileiros participaram das eleições municipais, onde mais de 155 milhões de cidadãos compareceram às urnas para escolher seus representantes. Em um cenário esportivo, o clima foi diverso entre torcedores de São Paulo e Rio de Janeiro, onde a política conseguiu se sobrepor à paixão pelo futebol.

Em São Paulo, a reportagem observou que, nas ruas da Barra Funda, muitos eleitores optaram por não vestir as camisas de seus times favoritos, uma vez que a atmosfera política predominou. Um torcedor do São Paulo, identificado como Rafael Lima, comentou: “Aproveitar que dá para usar no domingo… achei que não ia passar em algum lugar que fosse incomodar [outra torcida]”.

Por outro lado, no Rio de Janeiro, o ambiente foi diferente. No estádio Nilton Santos, que também serviu como zona eleitoral, torcedores mostraram toda sua paixão pelo Botafogo. Gabriel Ragno, de 21 anos, disse: “Como botafoguense que vota em casa, eu não podia deixar de vestir essa camisa”. Mesmo assim, ele fez questão de destacar que a escolha política não era influenciada pelo seu amor pelo time.

Fila de votação nas eleições de 2022

Fila de votação das primeiras pessoas que foram às seções eleitorais nas eleições de 2022. Fonte: Reprodução/GloboNews

À medida que as seções de votação se encheram, o público respondeu à chamada da cidadania e formou filas que se estenderam até além do horário marcado para o encerramento das urnas. A Justiça Eleitoral garantiu que todos que estivessem na fila até às 17h poderiam votar, conforme estipulado pela Resolução nº 23.736 do Código Eleitoral. Um tema relevante, visto que filas longas já haviam sido comuns em eleições anteriores.

Esses eventos destacam a forte relação entre futebol e política, mas evidenciam, principalmente, que a responsabilidade cívica é sempre prioridade, independentemente da paixão esportiva. Com os resultados das eleições se tornando claros, a expectativa agora gira em torno de como essas escolhas influenciarão o cenário político local e se a paixão pelo futebol continuará a ser um tema relevante nas discussões eleitorais futuras.

O que você acha da conexão entre a política e o futebol? Compartilhe suas opiniões nos comentários e não esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais!

Referências

  • https://www.lance.com.br/fora-de-campo/eleicoes-2024-o-clima-entre-torcedores-de-rio-de-janeiro-e-sao-paulo.html
  • https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2024/10/06/horario-limite-da-votacao-posso-votar-se-estiver-na-fila-as-17h.htm

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *