Compartilhe

Quem está à frente nas pesquisas de intenção de voto?

Primeiro turno das eleições municipais ocorrerá dia 6 de outubro.
Primeiro turno das eleições municipais ocorrerá dia 6 de outubro. Fonte: Agência Brasil.

As eleições municipais de 2024 no Brasil prometem ser intensas, com votações ocorrendo neste domingo, 6 de outubro, em mais de 5.550 cidades. Nos dias que antecederam a eleição, diversas pesquisas foram divulgadas, revelando os cenários eleitorais nas 26 capitais do país. De acordo com levantamentos de institutos como Quaest, Datafolha e AtlasIntel, muitas das disputas nas capitais estão em um cenário de empate técnico, o que pode impactar significativamente os resultados.

No Sudeste, por exemplo, São Paulo é o maior colégio eleitoral com 9,3 milhões de eleitores. Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) estão em uma disputa acirrada, ambos com mais de 26% das intenções de voto, conforme relatado por Datafolha. Na cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) lidera confortavelmente com 61%, acreditando-se que sua popularidade o garanta uma nova gestão.

Diversas outras capitais também apresentam disputas emocionantes. Em Belo Horizonte, Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD) estão com as intenções de voto muito próximas, o que indica uma eleição acirrada no cenário local. Já em Fortaleza, o embate está entre candidatos de direita e de esquerda, refletindo um quadro complexo e variado em diferentes regiões do Brasil.

Os analistas políticos apontam para uma tendência de continuidade no pleito, com candidatos à reeleição se mostrando competitivos. O relatório do InfoMoney reforça que “candidaturas de centro e da direita têm um ambiente mais favorável nas capitais”, o que pode indicar um aumento na representatividade dessas siglas nas câmaras municipais e prefeituras.

Entre os candidatos que estão na dianteira, destaque para João Campos (PSB) no Recife, que possui cerca de 80% das intenções de voto, indicando um provável sucesso já no primeiro turno, enquanto o atual prefeito de Macapá, Dr. Furlan (MDB), figura com 81%, atraindo uma grande vantagem sobre seus opositores.

Com o país se preparando para as urnas, os cidadãos devem fazer suas escolhas uma vez que aproximadamente 155 milhões de brasileiros estão aptos a votar. As pesquisas, ao refletirem as intenções de voto, também apontam para a possibilidade de um segundo turno em várias capitais. Esse momento da política brasileira não deve ser subestimado, uma vez que pode lançar tendências para as eleições federais de 2026.

Acompanhe a todos os resultados e atualizações das eleições deste domingo e participe da discussão comentando suas previsões e análises!

Referências

  • https://www.cnnbrasil.com.br/eleicoes/eleicoes-2024-veja-quem-esta-na-frente-nas-pesquisas-em-25-capitais-brasileiras/
  • https://www.infomoney.com.br/politica/eleicoes-2024-pl-mdb-psd-e-uniao-brasil-devem-largar-na-frente-nas-capitais/
  • https://www.bbc.com/portuguese/articles/cew1j0kj149o

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *