Compartilhe

Faltando um mês para as eleições, o cenário político se afunila entre os candidatos!

Kamala Harris e Donald Trump
Democrata Kamala Harris e republicano Donald Trump. — Foto: Reuters

A menos de um mês das eleições presidenciais nos Estados Unidos, agendadas para 5 de novembro, as pesquisas mostram uma competição acirrada entre a atual vice-presidente, Kamala Harris, e o ex-presidente Donald Trump. Uma pesquisa divulgada pelo jornal “The New York Times” sugere que Kamala detém uma leve vantagem numérica, com 49% das intenções de voto contra 47% de Trump.

De acordo com o levantamento, embora Kamala esteja em uma posição ligeiramente favorável, a corrida permanece indefinida, especialmente em estados-chave que podem influenciar o resultado final. Em um sistema eleitoral onde o Colégio Eleitoral determina o vencedor, a distribuição dos delegados é crucial, e cada estado tem um papel importante nessa contagem. “Embora Kamala lidere as pesquisas nacionais, as eleições nos Estados Unidos são definidas pelo Colégio Eleitoral”, destacaram os analistas.

A situação também é complexa devido ao fato de que cidadãos de 30 estados já podem votar antecipadamente pelo correio, o que adiciona uma camada de estratégia para as campanhas. Na corrida pela mobilização do eleitorado, “as equipes estão intensificando as campanhas para conquistar os eleitores indecisos”, especialmente considerando que o voto não é obrigatório nos EUA.

Neste cenário, Donald Trump planejou um comício em Butler, na Pensilvânia, em um local onde ele sofreu uma tentativa de assassinato anteriormente, destacando a importância desse evento para sua campanha. Enquanto isso, Kamala Harris tem intensificado sua agenda em Michigan, outro estado estratégico.

Além disso, a análise das pesquisas mostra que, apesar de Kamala ter 226 delegados garantidos, Trump tem 219, e muitos estados permanecem indefinidos. “Sete estados aparecem com a votação indefinida, e a média das pesquisas aponta que Kamala tem vantagem em quatro desses”, complementou a análise.

Alunos observam urna em colégio de Nova York
Alunos observam urna instalada em colégio de Nova York. Estudantes retornaram às aulas na segunda, uma semana após a cidade ter sido atingida pela supertempestade Sandy. — Foto: John Moore / AFP

O ambiente eleitoral se intensifica ainda mais, sobretudo em ‘swing states’, onde a disputa entre democratas e republicanos é mais equilibrada. O resultado das eleições de 2024 não repercutirá apenas na política interna dos EUA, mas também terá profundas implicações no cenário internacional.

Com a possibilidade de uma nova mudança de liderança no país, o que se observa é uma corrida extremamente competitiva, onde cada voto conta. À medida que as campanhas avançam, a expectativa é que os eleitores se tornem cada vez mais ativos na busca por informações sobre os candidatos, suas propostas e o impacto que suas escolhas podem ter no futuro da nação.

O que você acha desse cenário? Deixe seu comentário e não se esqueça de compartilhar esta análise com seus amigos!

Referências

  • https://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2024/noticia/2024/10/05/a-1-mes-das-eleicoes-nos-eua-disputa-entre-kamala-e-trump-continua-indefinida-veja-o-que-dizem-as-pesquisas.ghtml
  • https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eleicoes-nos-eua-2024/eleicao-dos-eua-media-de-pesquisas-da-cnn-mostra-corrida-acirrada-entre-kamala-e-trump/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *