Compartilhe

Moradores da Flórida enfrentam desafios enquanto o furacão avança em seu caminho

Imagem de satélite do furacão Milton se aproximando dos EUA
Imagem de satélite mostra furacão Milton no Golfo do México, aproximando-se dos EUA, em 8 de outubro de 2024. Fonte: NOAA

Os moradores da Flórida estão em estado de alerta devido à aproximação do furacão Milton, uma tempestade que chegou a ser classificada como categoria 5. Diversos brasileiros estabelecidos nos Estados Unidos relataram à CNN a crescente apreensão diante da situação. Segundo Felipe Miranda, contador e empresário que reside em Winter Garden, seu lar está diretamente na rota do furacão, o que o levou a abandonar a cidade em busca de segurança. “O furacão vai passar ‘em cima’ da minha casa”, destacou Miranda.

A intensidade da tempestade é preocupante. Milton, que se intensificou rapidamente, atingiu o nível de categoria 5, mas foi rebaixado para categoria 4 antes de chegar à costa, ainda assim, ele continua sendo “extremamente perigoso”, conforme alerta do Centro Nacional de Furacões (NHC). As autoridades pedem aos cidadãos que permaneçam em casa ou que se evacuem para local seguro.

As escassezes de suprimentos se tornaram uma preocupação crescente. Cristiane dos Reis, também brasileira, comentou sobre a dificuldade de encontrar combustível, relatando que uma amiga sua teve que visitar cinco postos para conseguir abastecer. “A situação nos supermercados também é complicada; os prateleiras estão vazias, e muitos produtos estão em falta”, observou.

Pedro Menes, que reside em Winter Garden, frisou a necessidade de estocar água e produtos não perecíveis, além de encher a banheira para emergências. Além disso, as escolas locais estão fechadas nos dias críticos. Ele fez menção à esposa, enfermeira, que precisará encarar um plantão de três dias, uma situação que também gera preocupação.

O furacão Milton é considerado um dos mais poderosos fenômenos climáticos do ano e pode ser um dos mais devastadores a afetar a Flórida nas últimas décadas. O presidente Joe Biden já declarou estado de emergência na região, o que permite a mobilização de recursos federais para lidar com possíveis desastres.

O fenômeno também levantou questões sobre o processo de nomenclatura de furacões, uma prática realizada para facilitar a comunicação e a conscientização sobre riscos climáticos. Os nomes são propostos por serviços meteorológicos e hidrológicos, seguindo critérios que garantem sua memorabilidade e facilidade de pronúncia. A lista de nomes de tempestades tropicais que inclui Milton se estende até 2029.

Os próximos dias serão críticos para a Flórida, onde moradores permanecem atentos aos alertas e trabalhando em conjunto para enfrentar os desafios trazidos por Milton. A comunidade se mostra unida, com informações compartilhadas sobre locais que ainda têm suprimentos.

Fique atento às atualizações e compartilhe suas experiências ou dúvidas nos comentários!

Referências

  • https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/furacao-vai-passar-por-cima-da-minha-casa-brasileiros-relatam-apreensao-nos-eua/
  • https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2024/10/08/furacao-milton-apavora-eua-e-tem-poder-destrutivo-quem-escolhe-o-nome.htm

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *