Mais de 200 cidadãos desembarcam em segurança após operação da Força Aérea.
A aeronave KC-30 da FAB. Fonte: FAB
O Brasil recebeu nesta terça-feira (8) o segundo voo de repatriação de brasileiros que estavam no Líbano. A operação, realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), trouxe 227 passageiros, incluindo 49 crianças, sendo sete delas de colo. A aeronave pousou na Base Aérea de São Paulo (BASP) às 6h58, após decolar de Beirute na segunda-feira (7) e fazer uma escala técnica em Lisboa, Portugal.
Até o momento, a operação “Raízes do Cedro” já permitiu a remoção de 456 pessoas e seis animais de estimação do Líbano. A chegada anterior, que ocorreu no dia 6 de outubro, teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deu boas-vindas aos repatriados.
“Dessa vez, a aeronave levou ao Líbano uma doação de insumos médico-hospitalares solicitados pelas autoridades locais”, informou o governo federal. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, outros itens de emergência devem ser transportados em voos subsequentes.
Além de repatriar cidadãos, a operação também conta com a presença de uma equipe multidisciplinar formada por três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos. Essa equipe tem como objetivo garantir a acolhida e assistência aos passageiros durante o processo.
O Itamaraty ressaltou seu compromisso contínuo com os brasileiros e seus familiares que desejam retornar ao Brasil, reforçando seu contato com apoio da Embaixada em Beirute. A organização dos voos, entretanto, depende das condições de segurança da região. O governo brasileiro também emitiu recomendações para que aqueles que possam deixar o Líbano o façam por meios próprios, visto que o aeroporto de Beirute opera normalmente.
Esses esforços destacam a dedicação do governo em apoiar os cidadãos brasileiros em situações de emergência global. A operação de repatriação representa não apenas um resgate físico, mas também um conforto emocional para os que enfrentam a difícil realidade de viver em uma área de conflito.
Os leitores estão convidados a compartilhar suas opiniões sobre esta importante ação humanitária nos comentários abaixo.
Referências
- https://www.cnnbrasil.com.br/politica/voo-com-repatriados-do-libano-pousa-em-sao-paulo/