Exploração de petróleo pode transformar a economia da ilha; entenda o que está em jogo!
Imagem: TotalEnergies CEO Patrick Pouyanne e Suriname’s President Chan Santokhi abraçando-se após o anúncio. Fonte: Ranu Abhelakh.
Recentemente, a Jamaica tem se tornado um foco de interesse no setor de petróleo, aproveitando-se do exemplo de Suriname, que anunciou um investimento de US$ 10 bilhões em um campo de petróleo offshore prometedor. A exploração jamaicana é impulsionada por um aumento no otimismo sobre a presença de recursos hidrocarburados nas costas do país.
A United Oil and Gas Plc, uma subsidiária da Tullow Oil do Reino Unido, está na vanguarda da exploração de petróleo na Jamaica. Esta empresa está em busca de autorização para começar a coleta de amostras do fundo do mar, com o objetivo de obter dados adicionais que possam aumentar as chances de descobrir petróleo. Como afirmado pelo CEO da United Oil, Brian Larkin, “nossa prioridade continua sendo a Jamaica, que acreditamos ter um potencial transformador para a empresa”.
De acordo com dados coletados, a probabilidade de uma descoberta comercial de petróleo na Jamaica era estimada em 25%, mas a empresa acredita que, com as amostras a serem coletadas, esse número pode subir para 33%. Além disso, estudos anteriores revelaram estruturas subsuperficiais que se assemelham a depósitos de petróleo, com um valor potencial estimado em US$ 23 bilhões, a serem extraídos ao longo de 25 anos.
Enquanto a expectativa cresce na população jamaicana, os pescadores da região relataram a presença de manchas de óleo, o que foi confirmado como sendo ligado à possibilidade de petróleo offshore. Isso despertou um forte apoio da população e das autoridades para que a United Oil começasse a perfuração em áreas promissoras da costa sul da ilha.
A previsão é que o primeiro poço de perfuração seja realizado em 2025, após a espera pela licença necessária e a coleta de dados essenciais para a exploração. Com isso, Jamaica poderá seguir os passos de outras nações da CARICOM, como Guyana e Suriname, que já estão colhendo os benefícios econômicos de suas reservas de petróleo.
As investigações sobre os recursos naturais da Jamaica não são apenas promissoras, mas também podem sinalizar uma mudança significativa na economia local, que atualmente enfrenta dificuldades em setores como bauxita e ouro. “Uma descoberta pode dobrar o PIB da ilha. A escala é bastante substancial,” destacou Larkin, enfatizando a transformação que a indústria do petróleo pode trazer para a região.
É importante ressaltar que, enquanto as expectativas estão em alta, ainda não foi feita nenhuma descoberta comercial e a suscitação de especulações levou a empresa a esclarecer: “nenhuma descoberta comercial de petróleo ou gás foi realizada”.
Com todo esse cenário, a Jamaica se posiciona na disputa por fontes de energia valiosas, e a exploração offshore pode se tornar um divisor de águas na economia da ilha. Os jamaicanos permanecem esperançosos de que sua nação se tornará uma nova joia do Caribe em termos de produção de petróleo.
Para enriquecer essa discussão, sinta-se à vontade para comentar abaixo e compartilhar suas opiniões sobre o futuro da Jamaica no setor de petróleo!
Referências
- https://www.caribbeanlife.com/jamaica-joins-the-hunt-for-offshore-oil/
- https://jamaica-gleaner.com/article/business/20241004/oil-explorer-dig-seabed-oil-samples-no-wells-yet
- https://www.mirror.co.uk/3am/us-celebrity-news/harry-meghans-trip-jamaica-lavish-33838404