R$ 8,59 bilhões estão aguardando para serem resgatados; saiba como garantir o seu!
Imagem mostra um par de mãos de madeira, com as palmas voltadas para cima, segurando notas de dinheiro. As mãos estão sobre um fundo rosa. As notas são de diferentes valores, com cores variadas. Fonte: Folha de S.Paulo.
O prazo para resgatar valores esquecidos em instituições financeiras termina amanhã, dia 16 de outubro de 2024. Segundo dados do Banco Central, há R$ 8,59 bilhões disponíveis no Sistema de Valores a Receber (SVR), onde cerca de 42 milhões de pessoas físicas e 3,6 milhões de empresas têm direito a valores a receber. O alerta é claro: quem não realizar o saque até a data-limite corre o risco de perder esse montante, que será transferido ao Tesouro Nacional.
“Dinheiro esquecido”: a consulta e o saque podem ser feitos por meio do site oficial do SVR (https://valoresareceber.bcb.gov.br). Para verificar se você tem valores a receber, basta clicar em “Consulte valores a receber” e preencher seus dados pessoais. Caso seja identificado algum valor disponível, a próxima etapa é acessar com uma conta do gov.br para solicitar a transferência.
O Sistema de Valores a Receber disponibiliza diversos recursos para facilitar o acesso aos montantes esquecidos, e a utilização da chave PIX é essencial para a devolução. Lembre-se: você só poderá realizar o saque caso cumpra com as exigências apresentadas pelo Banco Central.
Além disso, os titulares têm até o dia 16 para solicitar a devolução; após essa data, os recursos que não forem reivindicados serão destinados ao Tesouro Nacional. Essa movimentação é amparada por uma legislação que, apesar de histórica, permite que os cidadãos reivindiquem esses valores futuramente.
Se você já fez a consulta, mas perdeu a data do agendamento, não se preocupe: é possível solicitar uma nova data pelo mesmo sistema, garantindo que você ainda possa resgatar o que lhe pertence.
Para aqueles que pertencem às instituições financeiras que estão em liquidação, como BRK, Portocred, CHB e Dacasa, é fundamental ficar atento às orientações do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para evitar complicações e ter acesso aos montantes devidos.
O resgate de valores esquecidos é uma chance imperdível de recuperar dinheiro que pode fazer a diferença no seu orçamento. Portanto, não deixe para depois! Verifique hoje mesmo se você tem valores a receber e não perca a oportunidade de aumentar sua reserva financeira.
Para mais informações e deixar sua opinião sobre o tema, comente abaixo e compartilhe essa informação com amigos e familiares que possam estar na mesma situação!
Referências
- https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/10/mais-de-r-74-milhoes-estao-esquecidos-no-fgc-saiba-se-voce-tem-direito.shtml
- https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2024/10/15/valores-a-receber-prazo-para-realizar-saque-do-dinheiro-esquecido-termina-amanha.ghtml
- https://www.contabeis.com.br/noticias/67519/prazo-para-resgatar-valores-esquecidos-nos-bancos-termina-nesta-quarta-16/