Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e queda de árvores; saiba o que esperar!
Fonte: Folhapress
A cidade de São Paulo enfrenta uma previsão preocupante de temporais e chuvas intensas a partir desta sexta-feira (18). Conforme informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) e da Defesa Civil do Estado, a população deve se preparar para um aumento significativo nas precipitações, que podem chegar a 95 mm até o domingo (20).
O alerta da Defesa Civil foi emitido em resposta a uma nova frente fria que se aproxima, provocando não apenas chuvas, mas também ventos fortes, com velocidades que podem variar de 60 a 80 km/h, podendo chegar até a 100 km/h em áreas específicas. “Nas regiões com grandes edificações, as rajadas de vento podem ser ainda mais intensas devido à canalização do vento”, explicou o meteorologista Cesar Soares, do Climatempo.
A última semana já trouxe consequências severas, com um temporal que deixou mais de 3 milhões de imóveis sem energia elétrica e resultou na morte de oito pessoas no estado. O governo estadual, liderado pelo governador Tarcísio de Freitas, está mobilizando um gabinete de crise para coordenar a resposta a esses eventos climáticos extremos. “Entramos em um período de chuvas mais frequentes e estamos nos preparando para ações necessárias”, afirmou o coronel Henguel Ricardo Pereira, coordenador da Defesa Civil do Estado.
Além disso, há previsão de alagamentos e deslizamentos de terra nas regiões mais afetadas. “É vital que os cidadãos evitem deslocamentos desnecessários durante o mau tempo e fiquem atentos aos avisos da Defesa Civil”, alertou o presidente da Enel São Paulo, Guilherme Lencastre, que também comentou sobre as medidas para evitar novos apagões, uma vez que a concessionária ainda está lidando com os efeitos da tempestade anterior.
Entre as implicações do clima adverso, o Instituto de Meteorologia (Inmet) classificou a situação atual como “Perigo Potencial”, especialmente para a Região Metropolitana de São Paulo, onde as chuvas devem ser mais intensas e prolongadas. A expectativa é que os maiores volumes de chuva ocorram a partir da tarde desta sexta-feira, intensificando-se durante o fim de semana.
A cidade, já marcada por experiências recentes de temporais, está se preparando para os efeitos da nova tempestade, incluindo medidas preventivas de segurança e primeiros socorros. Muitos moradores estão realizando ações como podas de árvores e comprando suprimentos, como velas e lanternas, para enfrentar possíveis cortes de energia desde a última tempestade.
A população é incentivada a ficar informada sobre as condições climáticas e a se proteger adequadamente. Para mais atualizações, fique atento ao que as autoridades locais e os serviços de meteorologia têm a dizer.
Referências
- https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/10/18/cidade-de-sp-deve-ter-pancadas-de-chuvas-e-ventos-com-velocidade-media-de-80-kmh-nesta-sexta.ghtml
- https://www.poder360.com.br/poder-brasil/sao-paulo-pode-ter-chuva-e-ventos-intensos-nesta-6a-veja-previsao/
- https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/10/tempestade-prevista-para-essa-sexta-18-deve-atingir-todo-o-estado-de-sp-com-ventos-de-60-kmh.shtml