Documentos confidenciais indicam um possível ataque israelense em resposta aos mísseis iranianos
Fonte: Jack GUEZ / AFP
Os Estados Unidos estão no centro de uma investigação sobre o vazamento de documentos sigilosos que descrevem os planos de Israel para um ataque ao Irã. O presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Mike Johnson, anunciou que uma “investigação (está) em andamento” e relatou que os documentos, preparados pela Agência Nacional de Inteligência Geoespacial, começaram a circular na plataforma de mensagens Telegram na última semana.
Esses documentos destacam os preparativos da Força Aérea e da Marinha israelense, que estão sendo montados em resposta a um ataque iraniano que ocorreu em 1º de outubro. Em uma série de eventos explosivos, Israel intensificou sua ofensiva em Gaza e no Líbano após a morte do líder do Hamas, Yahya Sinwar. Johnson enfatizou que os EUA estão “acompanhando de perto” essa situação crítica.
“A resposta a Teerã acontecerá de maneira precisa e mortal”, declarou o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, salientando que Israel não permitirá que o Irã avance em sua capacidade de criar armas nucleares. Imagens de mísseis iranianos, como mostrado na imagem acima, revelam a gravidade da situação no Oriente Médio.
Fonte: Menahem KAHANA / AFP
Após os ataques com quase 200 mísseis, a expectativa por uma resposta militar de Israel está alta. No entanto, surpresas têm se acumulado, já que a Casa Branca pediu a Netanyahu que limitasse o ataque a áreas militares, evitando alvos civis, o que poderia potencialmente afetar as eleições nos EUA. Biden expressou que haveria espaço para “apaziguamento” na região, apesar das tensões crescentes.
O chanceler do Irã, Abbas Araqchi, por sua vez, avisou que o país não “será arrastado para a armadilha preparada por Netanyahu” e que estão prontos para responder a qualquer ataque. “Não queremos guerra, mas estamos preparados para todos os cenários possíveis”, disse ele em uma entrevista.
A situação permanece tensa, com ambos os lados se preparando para uma possível escalada. O cenário no Oriente Médio, cada vez mais volátil, gera preocupação não apenas aos países envolvidos, mas também à comunidade internacional, que observa atentamente os desenrolar dos eventos.
Com o clima de instabilidade, a expectativa é que essa situação se desdobre em um contexto de alta tensão. Nos comentários abaixo, os leitores são convidados a compartilhar suas visões sobre a grave situação entre Israel e Irã e as possíveis repercussões para o mundo.
Referências
- https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2024/10/20/eua-investigam-vazamento-de-inteligencia-sobre-planos-de-ataque-de-israel-ao-ira.htm
- https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2024/10/19/apos-morte-de-sinwar-e-ampliacao-de-guerra-no-libano-o-que-aconteceu-com-a-resposta-militar-de-israel-ao-ira.ghtml
- https://jovempan.com.br/noticias/mundo/ira-avisa-que-nao-sera-arrastado-para-a-armadilha-preparada-por-israel.html