Veja como verificar seu status e o que esperar do pagamento!
Imposto de Renda — Foto: LUIS LIMA JR/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
A partir desta quinta-feira, 24 de outubro de 2024, os contribuintes brasileiros poderão consultar o primeiro lote residual de restituições do Imposto de Renda (IR) 2024. A Receita Federal anunciou que mais de 264 mil contribuintes serão beneficiados, totalizando um valor de R$ 700 milhões a ser liberado. O pagamento está agendado para o dia 31 de outubro.
De acordo com a Receita Federal, a consulta ao lote pode ser feita a partir das 10h através do portal oficial da Receita. Os contribuintes interessados devem acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e clicar na opção “Consultar a Restituição”. Para realizar a consulta, é necessário informar o CPF e a data de nascimento do contribuinte.
O montante liberado inclui:
– 6.416 restituições para idosos acima de 80 anos
– 46.689 contribuintes entre 60 e 79 anos
– 5.219 portadores de alguma deficiência física ou mental
– 14.661 contribuintes com renda proveniente do magistério
– 126.824 que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo pagamento via PIX
– 53.433 que não têm prioridade legal, mas ainda assim receberão
– 11.360 contribuintes priorizados em decorrência de calamidade no Rio Grande do Sul
A Receita também alerta sobre a possibilidade de alguns contribuintes caírem na chamada “malha fina”. Essa situação ocorre quando existem pendências na declaração do imposto, o que pode afetar a restituição. Para aqueles que desejam verificar se estão no lote e se sua declaração está regular, é recomendado acessar o extrato no e-CAC, onde poderão visualizar possíveis pendências.
Imagem representativa das mudanças nas regras do Imposto de Renda 2024 — Foto: LUIS LIMA JR/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Os contribuintes que não receberem suas restituições até o prazo estipulado podem solicitar os valores, mas apenas até um ano após o pagamento. A Receita Federal reforça que todas as restituições são transferidas exclusivamente à conta bancária do próprio contribuinte, garantindo a segurança do processo.
Caso o contribuinte tenha enviado uma declaração com erros, ele poderá fazer uma retificadora para corrigir as informações e regularizar sua situação. Isso deve ser feito para não perder o direito à restituição nos próximos lotes.
Para mais detalhes sobre como consultar sua restituição e outras informações relacionadas ao Imposto de Renda 2024, os cidadãos podem acessar o site oficial da Receita Federal.
Encerrando, compartilhe suas experiências e dúvidas nos comentários!
Referências
- https://g1.globo.com/economia/imposto-de-renda/noticia/2024/10/24/imposto-de-renda-2024-receita-divulga-1o-lote-residual-da-restituicao-veja-como-consultar.ghtml
- https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/10/receita-abre-consulta-a-lote-residual-do-imposto-de-renda-2024-nesta-quinta-feira-24.shtml
- https://istoedinheiro.com.br/ir-2024-264-mil-contribuintes-entram-em-1o-lote-residual-restituicao-veja-como-consultar/