Conflito se intensifica após retaliação israelense a ataques iranianos!
Explosões Irã — Foto: Reuters
O cenário de tensão entre Israel e Irã se intensificou na madrugada desse sábado (26), quando explosões foram ouvidas em Teerã, capital iraniana. Os Forças de Defesa de Israel confirmaram que estão realizando ataques aéreos direcionados a alvos militares, como resposta a um recente ataque de mísseis do Irã contra o território israelense. Esta ação foi esperada desde o início de outubro, quando o Irã atacou Israel, resultando em várias fatalidades.
De acordo com um comunicado oficial de Israel, “como qualquer outro país soberano, o Estado de Israel tem o direito e o dever de responder”. As autoridades israelenses afirmam que as capacidades de defesa e ataque estão plenamente mobilizadas. As explosões relatadas em Teerã foram inicialmente atribuídas à atividade do sistema de defesa iraniano, embora a origem exata ainda não tenha sido confirmada.
No dia 1º de outubro, o Irã disparou cerca de 200 mísseis em direção a Israel, como retaliação a mortes de líderes de grupos extremistas aliados ao Irã. A escalada de hostilidades já era prevista, especialmente após a morte de Ismail Haniyeh, líder do Hamas, em Teerã, em julho deste ano.
Além das explosões em Teerã, reportes indicam que a situação também se desdobrou na Síria, com relatos de explosões em Damasco, embora não se tenha informações claras sobre os alvos nessa região. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, caracterizou a ação iraniana como “um grande erro” e prometeu que o Irã “pagarará” pelo ataque.
“Qualquer contra-ataque de Israel resultará em uma resposta subsequente e esmagadora”, afirmou a liderança iraniana, declarando que as infraestruturas israelenses estariam sob ameaça. O clima de incerteza permanece enquanto a comunidade internacional observa atentamente esses eventos em meio a preocupações crescentes sobre a segurança na região do Oriente Médio.
As tensões entre os dois países vêm crescendo e são alimentadas ainda pelos recentes movimentos militares e diplomáticos dos EUA na região. A resposta de Israel contra o Irã antes das eleições norte-americanas, marcadas para 5 de novembro, também é uma questão de atenção.
Os cidadãos da região permanecem em estado de alerta, em meio ao clima de incerteza que permeia essas hostilidades.
Referências
- https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/10/25/explosoes-sao-reportadas-no-ira.ghtml
- https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/explosoes-sao-ouvidas-na-capital-do-ira-diz-midia-estatal/
- https://www.terra.com.br/noticias/mundo/explosoes-sao-ouvidas-na-capital-do-ira-e-nas-proximidades-de-karaj-segundo-midia-semioficial-iraniana,87eda865421679ecea106c15d66c01d3ptnsghjd.html