O impacto da segurança ferroviária nas viagens entre Montreal e Toronto
Imagem de um trem VIA Rail na estação. Fonte: Trains.com
Com a recente imposição de restrições de velocidade por parte da Canadian National Railway (CN), a VIA Rail anunciou que seus trens Venture estão enfrentando atrasos significativos nas rotas entre Quebec e Ottawa, além de outras localidades. Segundo declarações oficiais, os atrasos podem variar de 30 a 60 minutos, e são resultado de novas exigências de segurança impostas pela CN, que exigem que os trens operem com um total de 32 eixos, aumentando assim o número de eixos dos trens atuais.
A Canadian National, responsável pela infraestrutura ferroviária, notificou a VIA Rail sobre a necessidade de mudanças na operação dos trens Venture em um comunicado sem aviso prévio, o que gerou frustração entre os passageiros e a própria companhia de transporte. “Estamos atualmente vivenciando atrasos de 30 a 60 minutos em certos trens do Corredor devido a restrições de velocidade inesperadas impostas pela CN”, declarou um representante da VIA Rail.
Ashley Michnowski, porta-voz da CN, explicou que a questão da segurança é primordial: “Esse é um problema de segurança, tanto para os trens e seus passageiros, quanto para pedestres e motoristas em cruzamentos. A segurança nunca pode ser comprometida”. A medida foi desencadeada por problemas de “perda de shunt”, o que significa um mal funcionamento nos dispositivos de sinalização utilizados em determinados cruzamentos.
Apesar das medidas tomadas pela CN, a VIA Rail não reportou nenhum incidente relacionado a esses cruzamentos desde que os trens Venture entraram em operação. De acordo com a empresa, os trens foram testados adequadamente nas rotas e aprovados por autoridades reguladoras. “Continuamos a manter um diálogo construtivo com a CN para encontrar soluções para essa situação”, afirmou a VIA Rail.
Além dos quarenta minutos de atraso registrado em algumas viagens, os serviços da VIA Rail não são afetados por restrições em trilhos de outras ferrovias. A operadora expressou a intenção de continuar prestando serviços adequados e seguros para seus passageiros, apesar das dificuldades impostas pela CN.
A situação levanta questões sobre a transparência nas comunicações entre a VIA Rail e a CN, especialmente em relação a informações sobre incidentes específicos que causaram a imposição das novas regras. É evidente que, sem um claro entendimento do que está em jogo, tanto os passageiros quanto os operadores de transporte ferroviário merecem mais informações sobre a segurança e a operação das linhas.
Quatro carros de passageiros da VIA Rail na estação. Fonte: Trains.com
Os atrasos não apenas afetam os usuários, mas também a reputação da VIA Rail como uma opção confiável de transporte público. À medida que essa situação se prolonga, muitos passageiros se perguntam se encontrarão uma solução rápida para essa questão, que está impactando diretamente seus planos de viagem.
Com a expectativa de que as discussões e ajustes continuem, a VIA Rail convida todos os seus usuários a compartilharem suas experiências e sugestões sobre como melhorar o serviço. Comentários e feedback dos passageiros são essenciais para a evolução do transporte ferroviário no Canadá.
Referências
- https://www.trains.com/trn/news-reviews/news-wire/via-venture-slowdown-limited-to-cn-maintained-track-analysis/
- https://ottawa.ctvnews.ca/via-rail-warns-of-delays-on-quebec-city-ottawa-toronto-corridor-due-to-speed-restrictions-1.7075380