Compartilhe

Entenda os desdobramentos da decisão que impactou o campeonato e gerou reações entre dirigentes

Independiente Medellín durante uma partida
Imagem: User’s blog.

A polêmica envolvendo o futebol colombiano tomou novos contornos após a decisão do Comitê Disciplinar daDIMAYOR, que determinou a punição do Independiente Medellín com a perda dos pontos conquistados na partida contra o Boyacá Chicó pela Copa BetPlay. O jogo, que estava marcado para o dia 21 de outubro de 2024, foi postergado devido a dificuldades logísticas enfrentadas pelo time visitante, que não conseguiu chegar à cidade de Tunja em decorrência de bloqueios nas estradas devido a protestos de agricultores.

O presidente do Boyacá Chicó, Nicolás Pimentel, fez declarações contundentes sobre a situação, afirmando que o DIM, ao não cumprir regulamentos que exigem que a equipe visitante chegue à cidade do jogo um dia antes, cometeu um erro grave. “Dimayor fez cair em um erro muito grande ao DIM”, disse Pimentel, enfatizando a inconsistência por parte da entidade que rege o futebol colombiano.

O impacto dessa decisão foi instantâneo, proporcionando ao Boyacá Chicó uma vitória inusitada de 3 a 0 na mesa, conforme mencionado nas comunicações oficiais. Com essa alteração, a equipe boyacense assume a liderança na série das quartas de final da Copa BetPlay, deixando o Independiente Medellín em uma situação desconfortável no campeonato.

O ex-jogador colombiano, Jhonny Ramírez, também se manifestou a respeito da situação, criticando a gestão de Ramón Jesurún, presidente da Federação Colombiana de Futebol, por sua postura em relação a Eduardo Pimentel, proprietário do Boyacá Chicó. Ramírez observou: “Dimayor e Ramón Jesurún le têm medo a Eduardo Pimentel, le faz tantos guardados que le dá medo falhar em contra”.

Reunião de dirigentes da DIMAYOR
Imagem: Dimayor.

Essa cena de controvérsia em torno das regras e decisões do DIMAYOR não é nova, e líderes esportivos estão se preparando para as consequências que poderão afetar a moral e a competitividade do futebol colombiano. O jogo de volta entre Independiente Medellín e Boyacá Chicó está programado para o dia 25 de outubro, em Atanasio Girardot, o que promete ser um momento tenso, já que o DIM pediu o adiamento, alegando a falta de condições adequadas de jogo.

Com reações fervorosas e um clima de insatisfação, tanto os torcedores quanto os dirigentes aguardam os próximos passos da DIMAYOR e a possibilidade de uma reavaliação dessa situação que, sem dúvida, pode redefinir o rumo desta competição.

O que você acha dessa polêmica envolvendo o futebol colombiano? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião conosco!

Referências

  • https://dimayor.com.co/2024/10/21/comunicado-aplazado-partido-entre-boyaca-chico-e-independiente-medellin-por-la-copa-betplay-dimayor-2024/
  • https://onefootball.com/fr/news/la-razon-por-la-que-en-boyaca-chico-se-dice-que-dimayor-hizo-caer-en-un-error-muy-grande-al-dim-40219848
  • https://colombia.as.com/futbol/jhonny-ramirez-se-va-contra-jesurun-le-tiene-miedo-a-pimentel-n/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *