Clube uruguaio se manifesta após dias de tumulto e vandalismo no Brasil!
Presidente do Peñarol, Ignacio Ruglio critica a situação dos torcedores detidos. Fonte: AFP.
Após três dias intensos de tumulto e violência, o **Peñarol**, um dos mais tradicionais clubes de futebol do Uruguai, publicou uma nota oficial em que critica a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e se posiciona em defesa dos seus torcedores. O clube se manifestou após os episódios de vandalismo provocados por seus torcedores durante um evento na praia do Recreio, na Zona Oeste do Rio.
De acordo com a declaração oficial do Peñarol, “os atos de vandalismo foram causados por problemas relacionados ao ponto de encontro estabelecido pela polícia”. O clube ainda informou que tomará ações necessárias perante as autoridades brasileiras e organismos internacionais, como a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, a fim de esclarecer o que ocorreu e responsabilizar os envolvidos nas ações violentas.
Entre as cenas de violência, banhistas foram afetados, e diversos quiosques foram saqueados e destruídos. Além disso, mesas e cadeiras de plástico foram utilizadas como armas, culminando no incêndio de uma moto e um ônibus. A polícia deteve mais de 200 torcedores do Peñarol, que foram encaminhados para a Cidade da Polícia.
A nota oficial, assinada pelo presidente Ignacio Ruglio, ressalta: “Nos próximos dias, estaremos nos pronunciando oficialmente sobre o ocorrido e todos os esforços que estamos fazendo para garantir a segurança e a rápida liberação dos torcedores detidos”. O clube enfatiza que a prioridade é o retorno seguro dos seus torcedores ao Uruguai, mencionando que está cuidando da defesa legal dos detidos.
Cenas lamentáveis deste tipo são recorrentes em contextos esportivos no Brasil, e o Peñarol expressou a necessidade de visibilizar essas situações para que possam ser erradicadas de uma vez por todas. O comunicado agradece a solidariedade recebida de outras instituições que também têm enfrentado dificuldades similares.
O Peñarol deixou claro que a situação de seus torcedores é a prioridade neste momento e evitará qualquer declaração que possa interferir no processo judicial relacionado. Isso pode ser uma afirmação da importância de zelar pela integridade de seus torcedores e pela reputação do clube em nível internacional.
Para mais informações, fique atento aos desdobramentos sobre este caso que promete repercutir não só no Brasil, mas também nas esferas do futebol mundial. Comente abaixo sua opinião sobre a posição do Peñarol e a conduta da polícia do Rio de Janeiro!
Referências
- https://www.lance.com.br/fora-de-campo/penarol-divulga-nota-criticando-policia-e-sai-em-defesa-de-torcedores.html