Compartilhe

O que vem a seguir para o PSOL e a esquerda após a eleição municipal de São Paulo?

Guilherme Boulos discursa após o resultado do 2° turno das eleições municipais.
O candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, discursa na noite deste domingo (27) após o resultado do 2° turno das eleições municipais. — Foto: YURI MURAKAMI/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO.

Guilherme Boulos, candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo, reconheceu sua derrota nas urnas no último domingo (27), mas destacou que sua campanha foi um marco para a recuperação da “dignidade da esquerda”. Em um discurso emocionante, Boulos declarou: “A gente não ganhou essa eleição. Faz parte. O que a gente não perde é nossa dignidade. Por mais que a gente tenha perdido na urna, a gente teve uma vitória importante” (fonte: G1).

O resultado do 2º turno foi favorável a Ricardo Nunes do MDB, que foi reeleito prefeito com 59,56% dos votos válidos, contra 40,43% para Boulos. Na mesma ocasião, mais de 31% dos eleitores não compareceram às urnas, o maior índice de abstenção registrado na história da cidade para um segundo turno.

Guilherme Boulos discursa ao lado de Marta Suplicy após a derrota.
Guilherme Boulos (PSOL) discursa após a derrota ao lado da vice, Marta Suplicy (PT), na noite deste domingo (27). — Foto: YURI MURAKAMI/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO.

Em seu discurso, Boulos fez um apelo à militância, dizendo que “a nossa luta não começou hoje e não acaba aqui”, enfatizando a importância de continuar a dialogar com a população. O ex-candidato também agradeceu aos apoiadores, incluindo a vice Marta Suplicy e outros aliados, e apontou um sentimento de confiança no futuro, mesmo diante de um cenário eleitoral adverso para a esquerda no Brasil.

Após ~o resultado,~ o atual prefeito reeleito, Ricardo Nunes, manifestou gratidão em seu discurso de vitória: “Não é hora de olhar para trás… Vamos governar para todos”, afirmando sua intenção de respeitar todas as vozes da cidade.

Reflexões sobre as eleições e futuro político

Boulos, que se tornou uma figura proeminente da esquerda em São Paulo, mencionou durante a sua fala que a política deve ser feita de maneira honesta e próxima do povo. “É isso que importa para o futuro que vai vir, para as batalhas que a gente vai ter”, concluiu.

Os acontecimentos desse domingo marcam não apenas uma eleição, mas um importante capítulo na política da capital paulistana, onde a dinâmica entre esquerda e direita continuará a se desenvolver nas próximas batalhas eleitorais, especialmente com vistas à corrida presidencial de 2026. Os leitores são convidados a compartilhar suas opiniões sobre as eleições e o futuro político de São Paulo nos comentários abaixo.

Referências

  • https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/eleicoes/2024/noticia/2024/10/27/apos-derrota-boulos-afirma-que-perdeu-na-urna-mas-recuperou-dignidade-da-esquerda-para-batalhas-futuras-de-ir-para-rua-e-falar-com-as-pessoas.ghtml
  • https://www.infomoney.com.br/politica/boulos-reconhece-resultado-eleitoral-adverso-da-esquerda-em-todo-o-brasil/
  • https://www.metropoles.com/sao-paulo/boulos-agradece-lula-e-deseja-forca-a-sp-luta-nao-acaba-aqui

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *