Real Madrid boicota a cerimônia, enquanto a Espanha celebra a conquista histórica!
Rodri vence o prêmio da Bola de Ouro — Foto: AFP
No último dia 28 de outubro de 2024, Rodri, meio-campista do Manchester City e da seleção espanhola, foi eleito o melhor jogador do mundo na premiação da Bola de Ouro, realizada em Paris. Esta conquista marca a primeira vez em 64 anos que um jogador espanhol é premiado, superando a expectativa de muitos que viam Vini Jr., do Real Madrid, como o favorito ao título.
Ao receber o prêmio, Rodri declarou: “Não é uma vitória minha, é uma vitória do futebol espanhol. Muitos amigos me escreveram dizendo que o futebol ganhou.” A cerimônia, que contou com a presença de diversas estrelas do futebol, foi marcada pelo boicote do Real Madrid, que decidiu não enviar representantes ao evento, por considerar que não foi tratado com o respeito devido.
A ausência de Vini Jr. causou alvoroço nas redes sociais, já que ele teve a melhor colocação para um jogador brasileiro desde que Kaká foi premiado, em 2007. O atacante, que ficou em segundo lugar, não compareceu à cerimônia, enquanto o clube merengue afirmou que “não vai onde não é respeitado”.
O ranking da Bola de Ouro 2024 ficou assim definido:
- 1º Rodri (Manchester City/Espanha)
- 2º Vini Jr. (Real Madrid/Brasil)
- 3º Bellingham (Inglaterra/Real Madrid)
- 4º Carvajal (Real Madrid/Espanha)
- 5º Haaland (Manchester City/Noruega)