Compartilhe

O que muda para os usuários com as novas regras do sistema de pagamento instantâneo?

Imagem ilustrativa sobre o Pix
Pix — Foto: Getty Images.

A partir de hoje, dia 28 de outubro de 2024, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, conhecido como Pix, apresenta inovações significativas. Este conjunto de medidas tem como objetivo aumentar a segurança e facilitar o uso do mecanismo para pagamentos recorrentes. As novidades incluem o agendamento de transferências de valores fixos, e novos limites de transação para dispositivos não cadastrados.

Conforme informado pela jornalista Gabriela da Cunha, “o Pix agendado recorrente permite que tanto usuários pessoas físicas quanto jurídicas utilizem o mecanismo para transferências de valores fixos em datas previamente escolhidas”. Essa funcionalidade será especialmente útil para o pagamento de serviços como mesadas, doações e até aulas particulares.

Outro aspecto importante que entrará em vigor é a imposição de limites para transações realizadas em dispositivos não previamente cadastrados. A partir de 1º de novembro, transações acima de R$ 200 só poderão ser feitas a partir de dispositivos que tenham sido cadastrados pelo usuário. Isso visa dificultar fraudes que envolvem o uso de dispositivos desconhecidos por criminosos, conforme destacam as informações da Redação Terra.

Breno Lobo, Chefe Adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, afirmou que “as novas medidas contribuirão para minimizar as chances de certos tipos de golpes acontecerem”. Essa mudança reflete um esforço contínuo do Banco Central para tornar o sistema ainda mais seguro para os brasileiros.

Além disso, a Resolução nº 402, que estabelece os novos limites, exige que as instituições financeiras também desenvolvam práticas rigorosas de segurança. Essas práticas incluem a comunicação ao Banco Central sobre clientes com registros de fraudes e a implementação de sistemas de gerenciamento de risco de fraude.

As inovações no Pix são um reflexo das necessidades de um mercado financeiro cada vez mais digital e dinâmico. O agendamento recorrente permitirá maior comodidade para usuários que dependem de pagamentos fixos, enquanto os novos limites visam proteger os clientes contra fraudes. No entanto, é essencial que os usuários do Pix estejam atentos a essas mudanças e se adaptem a elas.

Fique à vontade para deixar suas opiniões e comentários sobre essas atualizações! Compartilhe este artigo com amigos e familiares que possam se beneficiar dessas informações.

Referências

  • https://valorinveste.globo.com/produtos/servicos-financeiros/noticia/2024/10/28/pix-tem-novidades-a-partir-de-hoje-saiba-o-que-muda.ghtml
  • https://www.terra.com.br/economia/pix-tera-limite-em-aparelhos-nao-cadastrados-veja-o-que-muda-a-partir-de-1-de-novembro,c55d0f34c1d3397257368e589343cdc0bt887nae.html
  • https://noticias.r7.com/prisma/conta-em-dia/pix-agendamento-recorrente-comeca-nesta-segunda-feira-veja-como-fazer-28102024/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *