Conheça a trajetória de uma das comediantes mais icônicas de Hollywood!
Marty Feldman, Gene Wilder e Teri Garr em “Young Frankenstein”.
Teri Garr, a renomada atriz indicada ao Oscar, famosa por suas atuações memoráveis em clássicos como *Young Frankenstein*, *Tootsie* e *Close Encounters of the Third Kind*, faleceu na última terça-feira, 29 de outubro de 2024, em Los Angeles. Ela tinha 79 anos e a causa da morte foram complicações decorrentes da esclerose múltipla, informa sua publicista e amiga, Heidi Schaeffer.
Durante uma carreira que durou mais de quatro décadas, Garr foi um ícone da comédia, conhecida por sua personalidade cativante e humor pronto. O público a viu em diversas sitcoms e talk shows, especialmente no *The Tonight Show* durante a era de Johnny Carson. Além disso, sua formação como bailarina influenciou a forma como se apresentava no palco e na tela.
Um ano marcante para Garr foi 1974, quando participou de *The Conversation*, de Francis Ford Coppola, e se destacou como a assistente germânica Inga em *Young Frankenstein*, de Mel Brooks, um filme que parodiava os filmes de terror de Hollywood.
Teri Garr em 1992.
Garr conquistou ainda mais reconhecimento após seu papel em *Close Encounters of the Third Kind*, onde interpretou a esposa de Richard Dreyfuss. Sua atuação em *Tootsie* lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante, onde interpretou uma estudante de atuação neurótica que se decepcionou com o protagonista, interpretado por Dustin Hoffman.
Além de suas vitórias na tela, Garr também se destacou como defensora da conscientização sobre a esclerose múltipla, uma condição que ela mesma enfrentou e sobre a qual falou abertamente, buscando educar outros sobre a doença. “Isso é porque há muito – você sabe, não há muita informação sobre isso”, disse ela em uma entrevista à CNN em 2002.
Teri Garr em um episódio de “Star Trek” em 1968.
Garr fez sua última aparição na tela em 2011, mas seu legado ainda é palpável, inspirando novas gerações de comediantes. Tina Fey, por exemplo, mencionou que Garr era uma figura importante em sua formação como comediante.
A triste notícia de sua morte é um lembrete do impacto e do legado que Teri Garr deixou na história do cinema e da televisão. Seu talento raro e suas contribuições para o entretenimento serão sempre lembrados.
Encerramos este tributo a Teri Garr convidando os leitores a compartilhar suas memórias e reflexões sobre a atriz nos comentários abaixo.
Referências
- https://www.nbcnews.com/news/us-news/teri-garr-young-frankenstein-tootsie-star-dies-79-rcna177841