Compartilhe

A crise interna no PDT pode levar à expulsão do ex-ministro; entenda os motivos!

Ciro Gomes
Imagem: Ciro Gomes, ex-ministro e ex-deputado do Ceará. Fonte: Agência Brasil

Um impasse se formou dentro do Partido Democrático Trabalhista (PDT), à medida que deputados da sigla começam a se mobilizar pela expulsão de Ciro Gomes. A insatisfação dos parlamentares decorre do que eles chamam de “apoio velado” de Gomes ao bolsonarista André Fernandes (PL), que está concorrendo ao segundo turno da prefeitura de Fortaleza contra Evandro Leitão (PT).

De acordo com os deputados, Ciro Gomes não só agiu contra as candidaturas pedetistas nas eleições deste ano como também está se distanciando dos princípios do partido. O deputado Josenildo (PDT-AP) afirmou: “Ele está indo para outro rumo. Como ele está desviando a rota, que ele busque um partido que pensa igual a ele”.

A reunião do PDT na Câmara, marcada para a próxima quarta-feira (30), abordará essa crise, com um grupo de deputados manifestando intenção de formalizar um requerimento para solicitar a expulsão de Ciro caso não haja consenso sobre o tema. Os parlamentares estão preocupados, pois acreditam que a indefinição e as ações de Ciro podem comprometer a performance do partido nas eleições de 2026, quando é necessário eleger 13 deputados ou obter 2,5% dos votos válidos para lograr êxito nas eleições proporcionais.

As tensões aumentaram com o apoio de outros membros do PDT ao candidato bolsonarista. O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, se posicionou abertamente ao lado de André Fernandes, participando de atos de campanha, enquanto outros membros do partido também se alinharam ao bolsonarista. Isso levou a Juventude do PDT a criticar publicamente as decisões do partido.

Na análise dos deputados descontentes, a performance do PDT foi alvo de críticas após as eleições municipais, onde o partido viu uma redução significativa no número de prefeituras que controla. No Ceará, a deriva política do PDT tem suscitado discussões sobre a necessidade de reestruturação e formação de uma federação com outras siglas para garantir a sobrevivência da legenda.

Com a crise interna causando mal-estar entre as fileiras do PDT, a expectativa é que a reunião da bancada revele um clima tenso, levando a potenciais ações concretas que poderão alterar o futuro do partido e de Ciro Gomes no cenário político brasileiro.

O que você pensa sobre essa situação? Deixe seu comentário e compartilhe suas opiniões sobre a crise no PDT!

Referências

  • https://www.infomoney.com.br/politica/deputados-do-pdt-defendem-expulsao-de-ciro-gomes-por-apoio-velado-a-bolsonarista/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *