Compartilhe

O que está por trás da queda do Ibovespa e como isso afeta o mercado?

**

Mercados financeiros enfrentam quedas
Mercados enfrentam quedas, refletindo incertezas em torno de ajustes fiscais e eleições nos EUA. Fonte: InfoMoney

Nesta quarta-feira, 30 de outubro de 2024, o Ibovespa Futuro apresenta uma leve queda, pressionado por preocupações com a situação fiscal brasileira e as próximas eleições nos Estados Unidos. A instabilidade política nos EUA, aliada à incerteza sobre as medidas de contenção de gastos a serem propostas pelo governo brasileiro, tem gerado certo desconforto entre os investidores.

De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ainda não há uma data definida para a divulgação das novas medidas fiscais, o que aumentou a desconfiança do mercado quanto à efetividade dessas ações. “Esse é um processo que levará tempo. Até lá, continuaremos lidando com expectativas de juros elevados e câmbio pressionado”, destacam os estrategistas da XP.

O Índice Futuro, às 9h05, recuava 0,36%, situando-se em 131.950 pontos. Enquanto isso, o dólar futuro mostrava leve alta, com a cotação atingindo R$ 5,76, o maior valor desde março de 2021. As tensões em torno da política fiscal brasileira se intensificam justo quando se esperam dados importantes da economia dos EUA, como a primeira leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, programada para ser divulgada logo mais.

O cenário internacional também se mostra incerto. As bolsas da Ásia-Pacífico fecharam misturadas, e permanece a expectativa de que a eleição nos EUA pode ter repercussões profundas sobre a economia global. Recentemente, as autoridades chinesas também sinalizaram a possibilidade de novos empréstimos no valor de 10 trilhões de yuans, um movimento para impulsionar sua economia diante da desaceleração.

A expectativa é que os compartilhamentos de dados de emprego e as estatísticas do Caged no Brasil atraiam a atenção dos investidores nesta quarta-feira, enquanto o mercado aguarda por notícias que possam ajudar a estabilizar a balança econômica.

Em situação de contínuas oscilações, é essencial que os investidores mantenham vigilância sobre os desdobramentos fiscais e eleitorais nos EUA, assim como no cenário interno brasileiro, para fazerem avaliações precisas das possíveis direções que o mercado pode tomar.

O que você acha sobre a situação atual do mercado? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Referências

  • https://www.infomoney.com.br/mercados/ibovespa-futuro-cai-em-meio-a-preocupacoes-fiscais-e-com-eleicoes-nos-eua/
  • https://valor.globo.com/financas/noticia/2024/10/30/manha-no-mercado-ajuste-fiscal-caged-e-pib-dos-eua-devem-guiar-ativos.ghtml
  • https://einvestidor.estadao.com.br/videos/abertura-de-mercado-esperando-na-janela/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *