Compartilhe

Iniciativa oferece certificação de ensino e possibilidade de remição de pena aos participantes!

Detentos participando das provas do Encceja PPL em Roraima
Foto: Divulgação/Sejuc

No dia 29 de outubro de 2024, mais de 1,7 mil internos de Roraima iniciaram as provas do Encceja PPL (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade). As provas serão realizadas até o dia 30 deste mês em seis unidades prisionais do estado, incluindo a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) e a Cadeia Pública Feminina de Boa Vista (CPFBV).

Este exame, gerido pelo Ministério da Educação, oferece uma importante oportunidade para que jovens e adultos que não completaram os estudos possam obter a certificação de Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Um aumento significativo na participação foi observado em relação ao ano de 2020, com 1.785 participantes, um crescimento de 236,5%.

“O Encceja visa permitir que esses indivíduos retomem sua formação educacional e adquiram novos conhecimentos”, afirmou a secretária-adjunta da Justiça e Cidadania de Roraima, Michelly Viau Fernandes.

Os internos que obtiverem aprovação no exame têm o direito à certificação, o que também pode resultar em remição de pena. Especificamente, são concedidos 177 dias de remição para aqueles que completam o Ensino Fundamental e 133 dias para os que concluem o Ensino Médio, conforme decidido na Resolução 391/2022 do Conselho Nacional de Justiça.

Preparativos foram realizados de maneira a apoiar os candidatos, como a distribuição de apostilas preparatórias pela Secretaria da Justiça e Cidadania de Roraima em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto. Essa ação tem como objetivo não só a certificação, mas também promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos detentos.

A previsão é que os gabaritos sejam divulgados no dia 28 de outubro e o resultado final será apresentado em 23 de dezembro deste ano.

“Essa é uma chance única de mudança e crescimento pessoal para os participantes”, concluiu a secretária.

Os leitores são encorajados a comentar suas opiniões sobre essa iniciativa inovadora e compartilhar o artigo com seus contatos!

Referências

  • https://www.folhabv.com.br/cotidiano/mais-de-17-mil-detentos-fazem-provas-do-encceja-ppl-para-obter-certificacao/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *