Compartilhe

Entenda o que esses números significam para o cenário eleitoral em 5 de novembro!

Eleitores votando antecipadamente nos Estados Unidos
As pessoas votaram durante a votação antecipada para a eleição geral dos EUA na Galeria de Arte do Museu da Universidade de Michigan em Ann Arbor, Michigan, em 31 de outubro de 2024. Fonte: JEFF KOWALSKY/AFP

Com apenas cinco dias para as eleições presidenciais nos Estados Unidos, mais de 60 milhões de americanos já tinham votado antecipadamente. Este número representa uma mobilização significativa, superando os níveis de participação em períodos anteriores à pandemia de Covid-19. No entanto, permanece abaixo do recorde alcançado em 2020, quando a votação antecipada experimentou um aumento sem precedentes devido às preocupações de saúde pública.

De acordo com a CNN, a atual mobilização antecipada reflete mudanças no comportamento dos eleitores, especialmente em comparação com 2020. Esta queda no interesse pela votação antecipada pode ser influenciada pelo fato de que muitos eleitores estão se sentindo mais seguros para votar em pessoa, ao contrário do que ocorria durante a pandemia.

“Embora essa mobilização seja menor do que a registrada em 2020, a taxa atual ainda supera os níveis observados nas eleições anteriores à pandemia”, afirmaram fontes relacionadas ao processo eleitoral.

Além disso, um dado relevante é que o atual cenário eleitoral nos EUA possui uma forte mobilização republicana. Nos sete estados-chave onde os eleitores se registram por partido, a diferença na participação antecipada entre democratas e republicanos ficou ainda menor em relação a 2020. Os republicanos, que inicialmente mostraram resistência ao voto por correspondência, agora estão incentivando seus apoiadores a participar da votação antecipada, especialmente em estados onde as eleições podem ser decididas por uma margem estreita.

Os dados também indicam que há uma porcentagem maior de eleitores do sexo feminino participando da votação antecipada em comparação com os homens, o que pode impactar o resultado das eleições a favor da vice-presidente Kamala Harris. Em contrapartida, os republicanos estão focados em motivar suas bases a se envolverem mais no processo eleitoral.

Em termos de dados, aproximadamente 39,2% dos votos antecipados foram registrados pelos democratas, enquanto 36,1% foram pelos republicanos. A diferença é bastante menor do que a registrada nas eleições anteriores. Ao todo, 22,5% dos eleitores aptos já exerceram seu direito de voto antecipadamente.

As tendências observadas até agora sugerem que as mulheres e eleitores mais experientes estão entre aqueles que estão votando em maior frequência, o que pode significar uma mudança nas dinâmicas eleitorais tradicionais. Além disso, as autoridades de alguns estados-chave estão reportando cifras recordes de votos antecipados, embora a situação continue indefinida quanto ao resultado final.

De olho nas eleições, muitos cidadãos se perguntam: estas tendências se manterão até o dia da votação? O que você acha sobre a participação eleitoral? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas opiniões!

Referências

  • https://veja.abril.com.br/mundo/mais-de-60-milhoes-de-americanos-ja-votaram-antecipadamente-para-presidente-nos-eua
  • https://oglobo.globo.com/mundo/eleicoes-eua/noticia/2024/10/31/eleicoes-nos-eua-o-que-a-votacao-antecipada-revela-sobre-a-votacao-em-5-de-novembro.ghtml

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *