Compartilhe

Confira as programações e a logística especial preparada para a data!

Cemitério da Paz, em Belo Horizonte
Cemitério da Paz, em Belo Horizonte — Foto: Danilo Girundi/TV Globo

No dia 2 de novembro, mais de 80 mil pessoas são esperadas nos cemitérios de Belo Horizonte, um momento de lembrança e homenagens aos entes queridos falecidos. Os cemitérios da Paz, Consolação, Saudade e Bonfim terão suas portas abertas das 7h às 17h30 para a visitação pública.

Para facilitar a localização dos jazigos, a prefeitura de Belo Horizonte disponibiliza mapas e sinalização interna. O Sistema de Necrópoles do Município (Sinec) oferece uma opção de geolocalização online. Além disso, os visitantes estão autorizados a levar flores naturais, desde que em embalagens que não acumulem água.

Durante o dia, diversas celebrações religiosas ocorrerão em cada um dos quatro cemitérios. O Cemitério da Paz, por exemplo, terá missas agendadas ao longo da manhã e da tarde, enquanto o do Bonfim também realizará rituais religiosos.

De acordo com a Guarda Municipal, a ‘Operação Finados’ foi implementada para garantir a segurança dos visitantes. “Estamos proporcionando mais segurança e tranquilidade às pessoas que pretendem visitar os jazigos de parentes”, afirmou um dos agentes disponíveis.

Cemitério do Bonfim, na Região Noroeste de Belo Horizonte
Cemitério do Bonfim, na Região Noroeste de Belo Horizonte — Foto: Flávia Cristini/TV Globo

Para o visitante, é essencial se informar sobre a logística de trânsito, uma vez que a entrada de veículos será permitida de acordo com a capacidade dos cemitérios. O acesso será priorizado a familiares e amigos diretamente envolvidos com os sepultamentos agendados. A BHTrans realizará alterações nas vias próximas, e recomenda-se que os visitantes cheguem cedo e planejem a visita com antecedência.

Durante o evento, serão disponibilizados serviços de apoio emocional, como a ação “Bonde do Abraço”, onde voluntários estarão identificados para oferecer conforto aos que estão enlutados e buscam um apoio emocional.

Além das celebrações nos cemitérios municipais, outras programações são esperadas em diversas cidades vizinhas, como Betim e Contagem, reforçando a tradição e a importância da data entre a população.

Cemitério da Saudade, em Belo Horizonte
Cemitério da Saudade, em Belo Horizonte — Foto: Lucas Franco/TV Globo

Neste Dia de Finados, a cidade de Belo Horizonte se prepara para acolher as lembranças e homenagens, revelando a importância de recordar aqueles que partiram. Para mais informações, os interessados podem acompanhar as atualizações nas redes sociais da BHTrans.

Convidamos você a compartilhar suas lembranças e experiências sobre o Dia de Finados nos comentários abaixo. Como a sua família homenageia seus entes queridos neste dia?

Referências

  • https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2024/11/02/dia-de-finados-mais-de-80-mil-pessoas-sao-esperadas-nos-cemiterios-de-belo-horizonte.ghtml
  • https://www.cnbb.org.br/celebracoes-finados-todos-os-santos-eternidade-santidade/
  • https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/cidades/cemit%C3%A9rios-de-porto-alegre-ter%C3%A3o-programa%C3%A7%C3%A3o-especial-para-o-feriado-de-finados-1.1548130

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *