Compartilhe

Milhares de fiéis se despedem do líder religioso que deixou um legado inestimável

Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, fundador da associação Arautos do Evangelho
O fundador da associação Arautos do Evangelho, monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, morreu na última sexta-feira (1º/11) – (crédito: Divulgação).

O sepultamento do monsenhor João Scognamiglio Clá Dias, fundador da associação Arautos do Evangelho, ocorreu no domingo (3/11), em Caieiras, São Paulo, onde milhares de fiéis estiveram presentes para prestar suas últimas homenagens. O líder religioso faleceu na última sexta-feira, aos 85 anos, após complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC) que enfrentou nos últimos 14 anos.

De acordo com o padre Alex Barbosa de Brito, representante dos Arautos do Evangelho, “Recebemos cerca de 5 mil pessoas para as missas e despedidas”. O sepultamento aconteceu na capela mortuária anexa à Basílica de Nossa Senhora do Rosário, em um ambiente repleto de reverência e respeito. O cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida, presidiu a missa de despedida, que contou com a presença do cardeal dom Odilo Scherer e do bispo da Diocese de Bragança Paulista, dom Sérgio Aparecido Colombo.

O monsenhor João Clá Dias, que fundou os Arautos do Evangelho, viu sua criação ser aprovada pelo papa João Paulo II em 2001 como uma associação privada de direito pontifício. Conforme relato oficial dos Arautos, em nota, “seus filhos espirituais continuarão, com serenidade, entusiasmo e concórdia, mas também vigilantes e destemidos, sua missão em prol da Santa Igreja e da sociedade civil”.

O legado de João Clá Dias vai além da fundação da associação, já que ele também criou outras instituições religiosas reconhecidas, como a Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli e a Sociedade Feminina de Vida Apostólica Regina Virginum, ambas aprovadas pelo papa Bento XVI. A vida do monsenhor esteve marcada por seu envolvimento na educação e recuperação de jovens, tendo construído mais de 30 igrejas, incluindo duas basílicas, e mantido mais de 50 coros e orquestras.

A repercussão de sua morte também foi sentida em altos círculos da Justiça, com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, expressando suas condolências: “Desejo conforto aos amigos e familiares, com votos de que se mantenha seu legado de fé e esperança em um Brasil melhor”.

Com um futuro direcionado às próximas eleições que definirão o novo presidente da associação, a comunidade dos Arautos do Evangelho se reorganiza sob a influência do legado deixado por este líder espiritual.

Encerramos esta homenagem, e convidamos leitores a compartilhar suas memórias e opiniões sobre a vida e o legado do monsenhor João Clá Dias nos comentários abaixo.

Referências

  • https://www.em.com.br/nacional/2024/11/6980443-fundador-do-arautos-do-evangelho-e-sepultado-com-honrarias.html
  • https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2024/11/6979381-morre-monsenhor-joao-scognamiglio-cla-dias-aos-85-anos.html

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *