Aumento das tensões: Zelensky pede ajuda internacional após movimentação militar
Soldado da Ucrânia — Foto: Efrem Lukatsky/AP Photo
As forças armadas da Ucrânia anunciaram na última segunda-feira (4) que realizaram um ataque contra soldados norte-coreanos na região russa de Kursk. Esta movimentação militar ocorre após a Coreia do Norte enviar cerca de 10 mil tropas para o território russo, a fim de reforçar as operações contra os ucranianos. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, havia alertado anteriormente que essas novas unidades poderiam intensificar ainda mais a guerra em curso.
De acordo com o governo ucraniano, a presença de tropas na região de Kursk, que está sob controle ucraniano desde agosto, foi confirmada por informações de autoridades americanas. “A América está assistindo; a Grã-Bretanha está assistindo; a Alemanha está assistindo”, disse Zelensky, ressaltando a necessidade de ações concretas dos aliados ocidentais. Ele pediu armas de longo alcance para atacar as posições militares russas antes que enfrentem os soldados norte-coreanos. “Precisamos agir”, enfatizou o presidente ucraniano.
A escalada deste conflito também atraiu a atenção da comunidade internacional. Robert Wood, embaixador adjunto dos EUA na ONU, declarou que os soldados norte-coreanos que estiverem envolvidos em combates se tornarão “alvos militares legítimos”. Ele destacou que “a Rússia pretende usar essas forcas na linha de frente”, o que levanta questões sobre a segurança na região.
O presidente russo, Vladimir Putin, por sua vez, não descartou o uso das tropas norte-coreanas, afirmando que “é nossa decisão soberana”. A situação se agrava, com implicações que podem ultrapassar as fronteiras da Europa, conforme alertado por diferentes líderes mundiais que temem a expansão do conflito.
A comunidade internacional precisa monitorar de perto essa situação delicada, já que o desfecho pode impactar não somente a região, mas também gerar repercussões globais.
Referências
- https://valor.globo.com/mundo/noticia/2024/11/04/ucrnia-afirma-ter-atacado-tropas-norte-coreanas-na-rssia.ghtml
- https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2024/11/02/zelensky-pede-ajuda-de-aliados-apos-coreia-do-norte-enviar-tropa-a-russia.htm
- https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/eua-avisam-militares-norte-coreanos-na-ucrania-serao-alvos-legitimos-em-combate/