Compartilhe

Mensagem na Madrugada: “Contra tudo e contra todos”

O ex-presidente Jair Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Fonte: ZIMEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O ex-presidente Jair Bolsonaro não hesitou em parabenizar Donald Trump logo após a confirmação de sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em uma mensagem enviada a aliados por meio do WhatsApp, Bolsonaro expressou seu entusiasmo, destacando que esta eleição é um “ressurgimento de um verdadeiro guerreiro”. O texto foi mencionado por volta das 4h20 (horário de Brasília), antes mesmo da confirmação da conquista no estado da Pensilvânia.

Bolsonaro compartilhou um vídeo que mistura imagens de suas interações com Trump e momentos marcantes de sua própria trajetória política. O ex-mandatário, impedido de viajar para os Estados Unidos em decorrência de uma determinação judicial, foi informado sobre os resultados da eleição por uma comitiva bolsonarista, que incluiu figuras como Eduardo Bolsonaro e Gilson Machado, que acompanharam a apuração de perto.

A mensagem de Bolsonaro refletiu seu apoio incondicional ao conservadorismo, fervorosamente repleta de citações bíblicas e uma chamada à liberdade. “Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro… Contra tudo e contra todos, Donald Trump voltará à Presidência… Este triunfo é histórico”, escreveu o ex-presidente, insistindo que a vitória de Trump ecoará pelo mundo e inspirará o Brasil a retomar um caminho de “grandeza e liberdade”.

Essa celebração do ex-presidente está em contrapartida com a postura do atual governo, que, por meio de ministros, como Alexandre Padilha, minimizou as possíveis repercussões da vitória de Trump sobre a administração de Lula, enfatizando a soberania do Brasil nas relações internacionais. Padilha ressaltou que a postura de retaliação não é comum entre os governos republicanos e que o Brasil segue sua trajetória independente e proativa no cenário global.

A mensagem de Bolsonaro cria uma conexão com seus apoiadores, que veem a vitória do republicano como um sinal positivo para pautas conservadoras em todo o mundo. O apoio declarado de Bolsonaro a Trump e a reciprocidade aguardada por seus seguidores justificam a expectativa sobre as novas relações políticas globais que podem emergir a partir dessa eleição polarizadora.

Com os desencontros entre as administrações e os anseios de uma parte da população, a política brasileira continua a ser moldada por desdobramentos internacionais. O reflexo do que se passa no exterior pode afetar diretamente o cenário eleitoral de 2026. Para muitos, essa é uma oportunidade refletir sobre o futuro político do Brasil e suas relações com o poder americano.

Você também pode participar dessa discussão! Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre a influência das eleições americanas na política brasileira.

Referências

  • https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eleicoes-nos-eua-2024/bolsonaro-encaminha-mensagem-na-madrugada-e-parabeniza-trump/
  • https://www.terra.com.br/noticias/brasil/ressurgimento-de-um-guerreiro-diz-bolsonaro-sobre-trump,664fac899a699754d897880da9f39f39kts0t5sf.html
  • https://www.metropoles.com/colunas/igor-gadelha/padilha-se-trump-quiser-retaliar-governo-lula-quem-perde-e-ele

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *