Compartilhe

O republicano retorna à Casa Branca após vitória sobre Kamala Harris. O que isso significa para a política mundial?

Donald Trump, 47º presidente dos Estados Unidos.
Donald Trump, 47º presidente dos Estados Unidos. — Foto: Carlos Barria/Reuters

Donald Trump, de 78 anos, foi reeleito presidente dos Estados Unidos, segundo as projeções da Associated Press e da CNN. Ele garantiu votos suficientes ao vencer estados cruciais como Wisconsin, Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia. A vitória foi anunciada na manhã de 6 de novembro de 2024, após alcançar a margem necessária de 270 delegados no Colégio Eleitoral, o que fez com que sua adversária, Kamala Harris, não pudesse mais alcançar essa quantidade.

“Parabéns pelo maior retorno da história! Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo para a América”, afirmou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, celebrando a nova fase do governo de Trump. Outros líderes mundiais, como Viktor Orbán, da Hungria, e Javier Milei, da Argentina, também parabenizaram o republicano, reforçando o impacto internacional que a sua reeleição pode ter.

Durante seu discurso de vitória, Trump falou sobre suas promessas de governo e destacou a importância da união entre os americanos. Ele declarou: “Fizemos história!” e ressaltou que seu slogan se tornará “promessas feitas serão cumpridas”.

Em relação aos desafios, a eleição de Trump marca um período inédito, pois ele se torna o primeiro presidente já condenado na Justiça. O republicano enfrenta múltiplos processos legais, incluindo acusações de fraude contábil. Mesmo assim, sua popularidade entre os eleitores republicanos se manteve alta, especialmente considerando o crescimento econômico de seu primeiro mandato.

Donald Trump com amigos de faculdade
Donald Trump (ao centro), com amigos de faculdade em imagem de arquivo. — Foto: Reprodução/TV Globo

Trump, que assume o cargo novamente em 20 de janeiro de 2025, terá a Câmara e o Senado com maioria republicana, o que pode facilitar a implementação de suas políticas. Ao longo de sua trajetória, ele se destacou por tomar decisões polêmicas, como o início da construção de um muro na fronteira com o México e a retirada de tratados internacionais significativos.

A reeleição de Trump não apenas afeta a dinâmica política interna dos Estados Unidos, mas também gera repercussões internacionais, especialmente em relações diplomáticas com países como Israel e membros da União Europeia. As próximas semanas devem trazer mais desdobramentos desta nova era política, e analistas já estão se perguntando quais serão os impactos para a política dos EUA no cenário global.

A expectativa é que o governo Trump busque reforçar alianças históricas e adotar posturas firmes em questões como imigração e comércio exterior. Com o cenário político agitado, a atenção do mundo estará voltada para as próximas ações do novo (ou seria antigo?) presidente.

Que tal compartilhar sua opinião sobre a reeleição de Trump nos comentários abaixo? Acompanhe nossos próximos posts para mais atualizações sobre política e eventos ao redor do mundo.

Referências

  • https://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2024/noticia/2024/11/06/trump-garante-votos-para-ser-eleito-presidente-dos-eua-aponta-projecao-da-ap.ghtml
  • https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eleicoes-nos-eua-2024/donald-trump-e-eleito-presidente-dos-estados-unidos-projeta-cnn/
  • https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4g7e6kkj9zo

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *