O que muda com a oficialização desse marco histórico?
Dia da Consciência Negra é celebrado anualmente em 20 de novembro.
Neste ano de 2024, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, será feriado em todo o Brasil pela primeira vez. Essa mudança se deve à sanção da lei 14.759/23, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2023. Até então, a data era considerada feriado apenas em algumas regiões do país.
De acordo com informações, “até 2023, a data era feriado apenas nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo”. Com isso, cerca de 29% do território brasileiro tinha essa data como feriado, enquanto no Distrito Federal, o dia era considerado ponto facultativo em algumas áreas da administração pública.
A nova lei foi proposta pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) em 2017 e foi aprovada pelo Congresso Nacional no mesmo ano. Essa data não só lembra a luta dos escravos e a morte de Zumbi dos Palmares, que foi assassinado em 20 de novembro de 1695, mas também simboliza a resistência e a luta do povo negro por igualdade e reconhecimento. O quilombo que Zumbi criou chegou a abrigar cerca de 20 mil pessoas, na sua maioria escravos fugidos.
Essas mudanças significativas em relação ao feriado, segundo a legislação, tornam o dia 20 de novembro um dia em que escolas, bancos, empresas e órgãos públicos devem fechar ou funcionar em horários reduzidos. Isto se junta a outros feriados em novembro, como o Dia de Finados e a Proclamação da República.
O Dia da Consciência Negra começou a ser celebrado em 1971, promovido pelo Grupo Palmares, e desde então têm ganhado relevância no combate ao racismo. Atualmente, é um dia importante para reflexão sobre a cultura, a história e a identidade afro-brasileira.
Essa nova realidade traz à tona a importância do reconhecimento e valorização da cultura negra no Brasil. Você está ansioso por esse feriado? Deixe suas opiniões nos comentários e compartilhe este artigo!
Referências
- https://www.cnnbrasil.com.br/politica/consciencia-negra-sera-feriado-nacional-pela-1a-vez-neste-ano-saiba-o-que-muda/