Uma jornada emocionante pela vida de um dos repórteres mais icônicos do Brasil!
Maurício Kubrusly em reportagem exibida pelo “Fantástico”. Fonte: Reprodução/TV Globo
O renomado repórter Maurício Kubrusly, conhecido pelo seu trabalho no programa Fantástico da TV Globo, terá sua vida retratada em um novo documentário chamado Kubrusly: Mistério Sempre Há de Pintar por Aí, com previsão de estreia para dezembro no serviço de streaming Globoplay. A produção é uma homenagem a um dos mais icônicos jornalistas brasileiros, que enfrenta a luta diária contra a Demência Frontotemporal.
Diagnóstico que se tornou público em 2023, a Demência Frontotemporal é uma doença neurodegenerativa que afeta a cognição e o comportamento do paciente. Kubrusly, que agora mora com sua esposa Beatriz Goulart em uma tranquila comunidade à beira-mar no sul da Bahia, já não consegue reconhecer sua trajetória como jornalista e suas memórias do passado. Como destacou Ancelmo Gois, do jornal O Globo, “Kubrusly já não reconhece quem ele foi” e vive atualmente “com sua enorme paixão pela vida e pela gente brasileira”.
Além de sua estréia na Globoplay, o documentário será exibido antes na 11ª Mostra de Cinema de Gostoso, que acontece a partir do dia 22 de novembro, e também na 57ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em dezembro.
A produção do documentário ficou sob a responsabilidade de Evelyn Kuriki e Caio Cavechini, e tem como objetivo contar a história emocionante de Kubrusly, que dedicou 34 anos de sua vida ao Fantástico, apresentando pautas que exploravam o inusitado por todo o Brasil. O ex-repórter deixou a emissora em 2019, já lidando com problemas de saúde, e sua última matéria de destaque ocorreu em uma edição especial em homenagem aos 50 anos do programa.
A Demência Frontotemporal, que também afeta o famoso ator Bruce Willis, é caracterizada por alterações de humor e comportamento, tornando o paciente incapaz de se colocar no lugar do outro. Embora a memória de Kubrusly tenha diminuído, sua paixão pelo jornalismo e suas histórias continuam a inspirar novas gerações.
Com a expectativa crescente para o lançamento, o documentário promete não apenas contar a história de Kubrusly, mas também trazer à tona questões importantes sobre a saúde mental e as dificuldades enfrentadas por aqueles que lidam com doenças similares. O público está convidado a assistir e refletir sobre a trajetória de vida deste ícone do jornalismo brasileiro.
O que você achou dessa iniciativa de retratar a vida de Maurício Kubrusly? Compartilhe sua opinião nos comentários e incentive mais pessoas a conhecerem essa história inspiradora.
Referências
- https://www.uol.com.br/splash/noticias/2024/11/06/mauricio-kubrusly-documentario.htm
- https://oglobo.globo.com/blogs/ancelmo-gois/post/2024/11/documentario-conta-a-trajectoria-de-mauricio-kubrusly-o-conhecido-reporter-brasileiro-diagnosticado-com-demencia.ghtml
- https://www.terra.com.br/diversao/tv/mauricio-kubrusly-ganhara-documentario-na-globoplay,261dc3372955dceeea8056135a8d0401mfb2yflb.html