Ex-presidente afirma estar fora da vida pública e desmente especulações sobre chapa com Bolsonaro!
Descrição: O ex-presidente Michel Temer durante café da manhã com executivos em julho de 2024. Fonte: Folhapress.
O ex-presidente Michel Temer (MDB) desmentiu, em declarações na manhã desta quinta-feira (7), rumores sobre sua candidatura como vice-presidente em uma possível chapa com Jair Bolsonaro (PL) para as eleições de 2026. Em uma entrevista divertida, ele brincou, “você vota em mim para vice-presidente?”, logo após receber um telefonema perguntando sobre sua participação política.
As especulações surgiram após Bolsonaro mencionar, em entrevista à Folha de S.Paulo, que considerava Temer um potencial vice numa futura candidatura. O ex-capitão ainda comentou sobre o apoio que acredita receber do recém-eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Tenho certeza de que ele [Trump] gostaria que eu viesse [a ser] candidato. Está na mídia, não sei se é verdade ou não, eu não falo sobre esse assunto, é o [Michel] Temer [MDB] de vice”, afirmou Bolsonaro.
No entanto, Temer foi enfático em sua resposta. “Eu saí da vida pública”, disse ele, rechaçando qualquer possibilidade de retorno à política. O ex-presidente comentou que, mesmo que houvesse um convite formal, ele não mudaria sua decisão. “Já fiz o que tinha que fazer ao longo de 32 anos”, concluiu, referindo-se à sua extensa trajetória política que inclui cargos como secretário de Segurança, presidente da Câmara dos Deputados, vice-presidente e presidente da República.
Além disso, o ex-presidente revelou que tem mantido um contato esporádico com Bolsonaro, mas o mesmo ocorre apenas em situações casuais, sem qualquer intuito político. Ele lembrou de um episódio em que atuou como mediador entre Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes, ressaltando que, desde então, as interações entre eles são limitadas.
Assim, a afirmação de Temer tranquiliza aqueles que especulavam sobre um possível retorno do ex-presidente à cena política, uma vez que ele reafirma sua decisão de deixar a vida pública definitivamente. O cenário político para as eleições de 2026 continua a se moldar, com a inelegibilidade de Bolsonaro permanecendo um fator significativo.
Este evento gera reflexões interessantes sobre o futuro da política brasileira e a dinâmica entre líderes históricos. Os comentários e análises dos leitores são sempre bem-vindos!
Referências
- https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2024/11/temer-diz-que-nao-sera-vice-de-bolsonaro-pois-ja-saiu-da-vida-publica.shtml
- https://www.cartacapital.com.br/politica/citado-por-bolsonaro-como-possivel-vice-em-2026-temer-diz-estar-fora-da-vida-publica/
- https://www.brasil247.com/brasil/temer-nega-rumores-sobre-ser-vice-de-bolsonaro-em-eventual-candidatura-em-2026-0wm29nd8