Compartilhe

Conflitos em Gaza e Líbano aumentam a tensão regional; autoridades temem consequências globais!

Irã exibe novo míssil Jihad em desfile militar
Irã exibe novo míssil Jihad em desfile militar, neste sábado — Foto: AFP.

Teerã emitiu um alerta neste sábado, dia 9 de novembro de 2024, sobre o potencial perigo de que os conflitos em Gaza e no Líbano se espalhem para outras partes do mundo. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, adverte que “se a guerra se espalhar, seus efeitos nocivos não se limitarão ao Oriente Médio”, enfatizando que a insegurança poderia desencadear instabilidade em regiões distantes.

Israel, considerado um dos maiores inimigos do Irã, está engajado em uma luta intensa contra o Hamas na Faixa de Gaza e o Hezbollah no Líbano. Ambos os grupos possuem forte ligação com Teerã. Diante do aumento da pressão, o governo iraniano pede por um cessar-fogo que poderia influenciar sua resposta aos ataques israelenses.

A situação se agravou com os recentes bombardeios israelenses em instalações militares no Irã, em resposta a um ataque balístico iraniano ocorrido no dia 1º de outubro. Essa escalada nas hostilidades levou a uma retórica cada vez mais intensa entre os líderes dos dois países. O presidente iraniano, Masud Pezeshkian, sugeriu que um cessar-fogo poderia ter um impacto significativo na resposta do Irã aos esforços militares de Israel.

Irã exibe novos drones em desfile militar
Irã exibe novos drones em desfile militar neste sábado — Foto: ATTA KENARE / AFP.

Ao mesmo tempo, o Irã intensificou suas exibições de poder militar, com novos mísseis e drones sendo apresentados em desfiles. Isso ocorre em um contexto em que a comunidade internacional está cada vez mais preocupada com o desdobramento das tensões geopolíticas na região.

Dentre as declarações feitas, Ali Larijani, conselheiro do aiatolá Ali Khamenei, recomendou que Teerã não reaja “instintivamente” para evitar “cair na armadilha” provocada pelo governo israelense. A inquietação sobre a capacidade de controle desses conflitos é evidente entre os líderes iranianos, que estão cientes das possíveis consequências que uma guerra prolongada poderia trazer.

Enquanto o Irã continua a apelar por um diálogo mais construtivo e por mudanças nas políticas de “pressão máxima”, que foram implementadas durante a administração anterior nos EUA, permanece o desafio constante de manter a estabilidade na região do Oriente Médio, densamente marcada por conflitos e rivalidades históricas.

A situação no Oriente Médio é tensa e acompanhada de perto, e muitos se perguntam qual será o próximo movimento tanto de Israel quanto do Irã, e como as potências globais reagirão a esses novos desafios.

Referências

  • https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2024/11/09/ira-alerta-para-risco-de-guerra-se-espalhar-para-alem-do-oriente-medio.ghtml
  • https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2024/11/ira-alerta-sobre-risco-de-propagacao-da-guerra-para-alem-do-oriente-medio-cm3a990pl000c01fz8xg7922x.html
  • https://www.cartacapital.com.br/mundo/ira-alerta-sobre-risco-de-propagacao-da-guerra-para-alem-do-oriente-medio/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *