Compartilhe

Jovens relatam condições insalubres após serem barrados na entrada do país!

Imigrante retido deitado em um colchonete em péssimas condições em alojamento no aeroporto da Guatemala.
Imigrante retido deitado em um colchonete em péssimas condições em alojamento no aeroporto da Guatemala. — Foto: Lucas Alves.

Na última sexta-feira (15), dois jovens brasileiros, Lucas Alves e João Vitor de Sousa, ambos com 25 anos, foram impedidos de entrar na Cidade da Guatemala e se encontram retidos em um alojamento do departamento de imigração no Aeroporto Internacional La Aurora. De acordo com relatos dos jovens, o local apresenta condições alarmantes, descritas como “insalubres”.

Os brasileiros, que viajavam com outros dois amigos que conseguiram entrar no país, enfrentam uma situação de extrema desconforto. Lucas relatou que “o alojamento não é limpo há muitos dias”, e as imagens mostram baratas circulando livremente pelo espaço, além de sujeira acumulada. “Nosso banheiro é o do aeroporto e não possui chuveiros”, completou.

A questão que os jovens levantam é sobre a inconsistência na documentação que os levou à detenção. Lucas afirmou: “A única coisa que eles alegaram foi a inconsistência de informações, informação essa que ainda não entendemos muito bem”, destacando que eles apresentaram toda a documentação solicitada durante o procedimento de imigração.

Video documentando a situação crítica do alojamento ilustra o estado lastimável do espaço, onde, segundo os relatos, há um odor forte e falta de ventilação. Lucas também mencionou que “a gente não consegue nem ver a luz do sol”. Com as passagens de volta programadas para o dia 29 de novembro, o futuro dos jovens permanece incerto, aumentando a angústia e o desconforto da situação.

O Consulado Brasileiro na Guatemala está ciente do caso e está prestando assistência, mas ainda não há previsão para que os jovens possam retornar ao Brasil. “A vice-cônsul do Brasil esteve no local e conversou com os brasileiros, mas não deu previsão do retorno”, disse Lucas.

Essa situação alarmante levanta questões sobre a recepção e tratamento de brasileiros em outros países, especialmente em momentos de crise.

Acompanhe o desdobramento dessa história e compartilhe sua opinião nos comentários.

Referências

  • https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2024/11/19/sujeira-e-baratas-veja-imagens-do-alojamento-dos-brasileiros-presos-na-guatemala.ghtml
  • https://www.metropoles.com/distrito-federal/brasilienses-filmam-baratas-em-sala-onde-estao-presos-na-guatemala

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *