Desdobramentos da Operação ‘Assédio’ Revelam Conflitos entre Clãs
Alessandro Zof.
No dia 20 de novembro de 2024, a Direção Distrettuale Antimafia (DDA) de Roma apresentou novos elementos em um caso que investiga a presença de mafiosos no litoral de Latina. O juiz para a audiência preliminar, Maddalena Cipriani, estava programado para ouvir o caso, que envolve Alessandro Zof e sua família entre outros indiciados.
As investigações, que fazem parte da operação “Assédio”, giram em torno de uma série de extorsões e ameaças, concentradas nos chiosques localizados ao longo do lungomare de Latina. Os promotores Luigia Spinelli e Francesco Gualtieri trouxeram à tona relatos que mostram a intimidação entre os clãs mafiosos operando na região, em especial a família Zof e o clan Travali. O conflito entre essas facções disputando a supremacia na administração dos chiosques se intensificou com relatos de ameaças diretas aos proprietários.
As ações mais notórias incluíram uma situação em que Alessandro Zof foi ouvido ameaçando um proprietário de chiosque ao afirmar que ele deveria preparar um banquete para dez pessoas, que não pagariam pela refeição, evidenciando a força de intimidação que seus atos carregavam. A situação levou uma das vítimas a solicitar proteção de terceiros, destacando como estas redes de ameaças estavam interligadas.
O caso também repercute nas implicações políticas, já que a administração de Lanfranco Principi em Aprilia entrou em colapso após desdobramentos que ligam suas ações à máfia. O prefeito renunciou após denúncias sobre seu envolvimento e foi colocado em prisão domiciliar sob a acusação de conluio com organizações criminosas.
A audiência foi adiada para o dia 10 de dezembro, onde os defensores dos acusados — incluindo os advogados Alessia Vita, Giancarlo Vitelli, e outros — prepararão suas alegações em resposta às evidências apresentadas pela DDA.
O clima de tensão permanece elevado na região, à medida que mais detalhes da operação tornam-se públicos e as autoridades reavaliam a segurança e as medidas necessárias para proteger os cidadãos que podem ser afetados por estas dinâmicas de poder.
Os leitores são convidados a compartilhar suas opiniões sobre o caso nos comentários abaixo. A discussão em torno da presença de organizações mafiosas na sociedade contemporânea é crucial para entender as implicações para a segurança pública.
Referências
- https://latinatu.it/chioschi-mafiosi-sul-lungomare-di-latina-dda-deposita-atti-dellindagine-assedio-vi-fu-contrasto-tra-zof-e-il-clan-forniti/
- https://www.latinatoday.it/cronaca/latina-udienza-preliminare-chioschi-zof-metodo-mafioso.html