Entenda como a operação Alpha e Ômega impactou a segurança pública no estado!
Imagem de homem com algema — Foto: Divulgação
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação de grande escala chamada Alpha e Ômega, capturando um total de 230 foragidos da Justiça em apenas quatro dias. Iniciada na sexta-feira, 15 de novembro, e culminando na segunda-feira, 18 de novembro, a ação se destacou pela eficiência em diversas regiões do estado.
As prisões foram distribuídas em várias localidades, com 48 foragidos sendo capturados na Região Metropolitana de Belo Horizonte e os demais no interior do estado. Os detidos eram procurados por uma variedade de crimes, incluindo tráfico de drogas, homicídio e estupro de vulnerável. A soma dos registros de ocorrência dos 230 foragidos chega a impressionantes 1.646, entre 2014 e 2024, como detalhou a major Layla Brunnela, porta-voz da PM. “Os dados demonstram que 22 detidos foram encarcerados dez ou mais vezes, e 165 mais de uma vez”, afirmou a oficial.
Foragido da polícia vê operação, tenta disfarçar e é preso em Minas.
A operação não apenas visou prender os foragidos, mas também proporcionar maior segurança à população, especialmente durante o período do feriado da Consciência Negra, quando as movimentações nas áreas comerciais aumentam. “Operações como a Alpha e Ômega são constantes, mas se intensificam em momentos como este, onde o nosso objetivo é garantir paz e tranquilidade à comunidade”, completou a major.
Além das prisões, a PMMG realiza um trabalho contínuo de inteligência que integra os esforços com outras polícias de diferentes estados. Este trabalho colaborativo visa o cumprimento de mandados fora de Minas Gerais, contribuindo assim para a segurança não apenas local, mas regional.
MG: membros de organização de tráfico de drogas e armas são presos.
A Operação Alpha e Ômega retoma um importante papel na luta contra a criminalidade e deve continuar com novas fases ao longo do final do ano e no início do próximo, conforme as autoridades buscam garantir um maior nível de segurança para a população mineira.
Este feito da polícia não apenas reafirma a importância das operações de segurança, mas também destaca a necessidade de uma sociedade mais tranquila, livre da presença do crime. Os cidadãos são encorajados a comentar e discutir o impacto dessa operação em suas comunidades, além de compartilhar a informação com amigos e familiares.
Referências
- https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2024/11/20/operacao-termina-com-28-foragidos-recapturados-nas-regioes-de-policia-militar-em-curvelo-montes-claros-e-unai.ghtml
- https://www.otempo.com.br/cidades/2024/11/20/mais-de-220-foragidos-da-justica-sao-presos-pela-pmmg-em-quatro-
- https://www.em.com.br/gerais/2024/11/6992804-pm-prende-230-foragidos-em-quatro-dias.html