Entenda as circunstâncias por trás das mortes trágicas e o alerta das autoridades
Foto: AAP via Reuters
Subiu para seis o número de turistas que perderam a vida no Laos devido a suspeitas de intoxicação por metanol, um álcool tóxico que pode ser fatal quando consumido. As vítimas, que incluíam cidadãos da Austrália, Dinamarca, Reino Unido e Estados Unidos, adoeceram após consumirem drinques em Vang Vieng, uma famosa cidade turística conhecida entre mochileiros.
De acordo com as informações, os primeiros casos de intoxicação começaram em 12 de novembro, durante uma festa em um albergue local. Dos doze turistas que adoeceram, seis acabaram hospitalizados na vizinha Tailândia, onde receberam atendimento médico, mas não resistiram às consequências da ingestão do álcool contaminado.
A polícia turística do Laos anunciou que o gerente do Nana Backpackers Hostel, onde as australianas estavam hospedadas, foi detido para interrogatório. Diante da gravidade da situação, as embaixadas de diversos países emitiram alertas para seus cidadãos. “Estamos em contato com as autoridades locais”, informou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores britânico.
O metanol é frequentemente adicionado ilegalmente a bebidas alcoólicas para aumentar o volume e reduzir custos, mas seu consumo pode resultar em cegueira, danos ao fígado ou, em casos extremos, morte. As autoridades locais ainda investigam a causa exata das mortes e analisam as bebidas consumidas pelas vítimas. Até o momento, o laosense KPL anunciou que está reunindo evidências e deve emitir um comunicado em breve.
A onda de смертьs trágicas levanta questionamentos sobre a segurança alimentar no país, que, embora seja um destino popular entre turistas, teve um aumento alarmante nas práticas de adulteração de bebidas. A Embaixada dos Estados Unidos no Laos alertou especificamente sobre o risco de envenenamento por metanol e aconselhou os viajantes a consumo apenas de bebidas compradas em estabelecimentos autorizados.
Foto: Chanakarn Laosarakham/ AFP
Vang Vieng, que se tornou um importante destino de ecoturismo, agora se vê no centro de uma investigação internacional. “Estamos monitorando a situação e fornecendo assistência consular”, declarou o Departamento de Estado dos EUA. A situação é ainda mais crítica considerando que relatos indicam que diversas outras pessoas podem ter sido afetadas por bebidas adulteradas.
Os alertas internacionais tornam-se cada vez mais relevantes à medida que continuam as investigações sobre o envenenamento por metanol. Essa tragédia deve servir como um alerta sobre os riscos do consumo de bebidas em locais não regulamentados.
Convidamos os leitores a compartilhar suas opiniões e experiências sobre segurança ao viajar, especialmente em relação ao consumo de bebidas alcoólicas em destinos turísticos.
Referências
- https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/11/22/sobe-numero-de-turistas-mortos-por-suspeita-de-tomar-drink-batizado-com-metanol-no-laos-entenda-o-caso.ghtml
- https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/quinto-turista-morre-em-meio-a-suspeitas-de-alcool-envenenado-no-laos/
- https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2024/11/21/quatro-turistas-morrem-no-laos-com-suspeita-de-intoxicacao-com-metanol.htm