Compartilhe

Senador classifica plano de golpe como “sem pé nem cabeça” e questiona ações da Justiça!

Mourão criticou indiciamento de Bolsonaro.
Fonte: Mourão criticou indiciamento de Bolsonaro.

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) é o centro das atenções após declarações contundentes sobre o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Polícia Federal no contexto de uma suposta tentativa de golpe de Estado. Em seu podcast “Bom Dia, Mourão”, realizado na sexta-feira, 22 de novembro de 2024, Mourão afirmou que o plano de golpe é “sem pé nem cabeça” e relativizou a gravidade das acusações, argumentando que “não vê crime em escrever bobagem”.

Em meio à polêmica, o ex-vice-presidente ressaltou a necessidade de um suporte amplo das Forças Armadas para que uma tentativa de golpe fosse minimamente viável. Segundo Mourão, “nós temos um grupo de militares pequeno… A maioria militares da reserva que, em tese, montaram um plano sem pé nem cabeça”. Ele enfatizou que, até o momento, “não houve nenhum deslocamento de tropa” que indicasse uma preparação séria para um golpe.

Além das críticas ao indiciamento, que ele chamou de “fanfarronada”, Mourão questionou a imparcialidade do ministro Alexandre de Moraes, que conduz o inquérito, afirmando: “Como que a vítima pode ser o indiciador e julgador desse processo?”. Ele fez um paralelo com uma suposta tentativa de assassinato de figuras como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice Geraldo Alckmin (PSB), considerando essas alegações absurdas e parte de uma imaginação fértil sem fundamentos concretos.

Mourão disse que não vê movimento como uma tentativa de golpe.
Fonte: Mourão disse que não vê movimento como uma tentativa de golpe.

Além dessas declarações, Mourão alertou para o fato de que a maioria dos indiciados não possui foro privilegiado, o que o preocupa em relação ao processo judicial. “Essas pessoas estão sendo julgadas na última instância do Judiciário, não têm a quem recorrer”, afirmou, pedindo uma análise cuidadosa da Procuradoria-Geral da República sobre as provas apresentadas.

As considerações de Mourão revelam um cenário instável na política brasileira, onde questões de justiça e democracia estão em evidência. Com a polarização aumentando, a atenção se volta para como a situação se desenvolverá para Bolsonaro e os demais indiciados. A população brasileira é incentivada a se manter informada e participar da discussão sobre o futuro do país.

Convidamos você a compartilhar suas opiniões sobre essa situação comentando abaixo.

Referências

  • https://www.cnnbrasil.com.br/politica/mourao-diz-que-plano-de-golpe-e-sem-pe-nem-cabeca-e-nao-ve-crime-em-escrever-bobagem/
  • https://noticias.r7.com/brasilia/mourao-chama-indiciamento-de-bolsonaro-de-fanfarronada-e-questiona-moraes-em-inquerito-22112024/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *