Compartilhe

Volume de chuva em Salvador supera a média esperada para novembro!

Bombeiros atuam na Baixa dos Sapateiros após desabamento.
Bombeiros atuam na Baixa dos Sapateiros após desabamento. — Foto: TV Bahia

A cidade de Salvador enfrenta um cenário de desastres naturais devido às chuvas intensas que atingem a região. Conforme informações da Defesa Civil (Codesal), o volume de precipitação, que já ultrapassa 319 mm em algumas áreas, é três vezes maior do que a média histórica de novembro, que é de cerca de 108 mm. A cidade está em estado de alerta máximo.

Na manhã desta quarta-feira (27), a Baixa dos Sapateiros ficou interditada após um imóvel desabar parcialmente, resultando em resgates realizados por bombeiros. Assim, um episódio preocupante foi o de uma idosa que teve que ser retirada de sua casa, em razão de um deslizamento de terra que bloqueou o acesso ao imóvel. Felizmente, ela foi resgatada com vida e recebeu atendimento médico.

Há riscos de desabamentos e deslizamentos de terra em Salvador.
Há riscos de desabamentos e deslizamentos de terra em Salvador. — Foto: TV Bahia

“Os moradores devem estar alertas e procurar locais seguros ao ouvir as sirenes”, recomendou a Defesa Civil. O alerta para deslizamentos foi acionado em cinco localidades: Baixa do Cacau, Bom Juá, Vila Picasso, Voluntários da Pátria e Calabetão. Essa situação crítica foi exacerbada por dois eventos de frentes frias que, além de trazer chuva, facilitaram a formação de nuvens carregadas sobre a região, segundo meteorologistas.

De acordo com os dados disponíveis, o acumulado de chuva em Salvador desde o início do mês já soma 219,5 mm, muito acima da média esperada. Em comparação, algumas cidades da Bahia, como Caravelas e Correntina, também registraram totais impressionantes acima dos 200 mm.

Árvore caiu e atingiu academia em Salvador.
Árvore caiu e atingiu academia em Salvador. — Foto: TV Bahia

A previsão do tempo indica que as chuvas devem continuar ao longo do dia, com risco de novos deslizamentos e alagamentos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo sobre a previsão do tempo na capital e nas cidades vizinhas. As autoridades locais pedem que a população esteja atenta às orientações e evite sair de casa se não for necessário.

Em meio a essa crise climática, é fundamental que a população se mantenha informada e preparada para os riscos relacionados a esses eventos extremos. Os comentários e relatos sobre a situação são bem-vindos, estimulando o diálogo e a troca de informações entre os cidadãos.

Referências

  • https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2024/11/27/chuva-em-salvador-na-quarta-feira.ghtml
  • https://www.climatempo.com.br/noticia/nordeste/muita-chuva-salvador-supera-media-de-novembro-em-poucos-dias

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *