Compartilhe

Descubra como a idolatria por um dos maiores ídolos do futebol brasileiro inspirou um time na Argentina!

Juan e Fernando mostram os uniformes do time no escritório da sorveteria
Juan e Fernando mostram os uniformes do time no escritório da sorveteria — Foto: Reprodução

A história encantadora do Botafogo da Argentina é um testemunho da influência duradoura de Garrincha, um dos maiores ídolos do futebol brasileiro. Localizada na cidade de Temperley, ao sul de Buenos Aires, esta equipe amadora, formada por um grupo de amigos há 30 anos, é uma homenagem ao lendário jogador. A ideia de criar o time surgiu como uma forma de manter viva a memória de Garrincha, especialmente por conta do avô de um dos fundadores, que era fã incondicional do “Anjo das Pernas Tortas”.

Fernando Cameriere, um dos fundadores, compartilhou: “Escolhemos o Botafogo porque o avô de um dos amigos que fundaram era fanático pelo Garrincha. Então, foi uma forma de homenageá-lo”. A união da paixão pelo futebol e a cultura do Botafogo resultou em uma equipe que representa as cores alvinegras em território argentino.

Sala de troféus do time com conquistas ao longo dos 30 anos
Sala de troféus do time com conquistas ao longo dos 30 anos — Foto: Reprodução

No entanto, a relação dos torcedores argentinos com o Botafogo vai além do campo. Durante uma recente viagem ao Brasil, o grupo teve a oportunidade de assistir a um jogo no estádio Nilton Santos, onde puderam expressar seu amor pelo time. Juan Carlos Plaini, outro membro do time, disse: “Os torcedores do Botafogo não acreditam. Mas quando nos encontramos, nos dão carinho, perguntam a razão dessa homenagem”. Os uniformes da equipe, financiados do próprio bolso dos integrantes, enchem de orgulho os “alvinegros portenhos”.

Em uma coincidência interessante, a cidade do Rio de Janeiro também vive um momento especial ligado ao Botafogo. Uma padaria tradicional, localizada no centro da cidade, se tornou famosa pela sua relação com o clube. Conheçada por ser “a padaria do Botafogo”, a Bassil passou a adotar as cores alvinegras após uma aposta histórica entre Garrincha e um amigo. Iran José, o atual proprietário, descreve a repercussão: “O pessoal já chega aqui e pergunta: ‘É a padaria do Botafogo?’, ‘é a padaria do Garrincha?'”.

Imagem em parede da padaria mostra lance na final do Carioca de 62, entre Botafogo e Flamengo
Imagem em parede da padaria mostra lance na final do Carioca de 62, entre Botafogo e Flamengo — Foto: Alexandre Araújo / UOL

Neste contexto, o sentimento de camaradagem e amor pelo futebol une brasileiras e argentinos. Embora a final da Libertadores aconteça neste sábado entre Botafogo e Atlético-MG, a grandeza de Garrincha e do Botafogo já transcendeu fronteiras e se transformou em uma celebração de cultura e paixão pelo futebol.

As histórias que unem as tradições futbolísticas de Brasil e Argentina são muitas. A final da Libertadores promete ser uma festa que, com certeza, ressoará para além das quatro linhas. Fanáticos de ambos os lados do Rio da Prata aguardam ansiosamente para ver suas equipes em ação.

Com isso, o legado de Garrincha e a paixão pelo Botafogo continuam a inspirar gerações e times, mostrando que o futebol é muito mais que um jogo, é uma cultura compartilhada.

Você já conhecia a história do Botafogo da Argentina? Compartilhe sua opinião e experiências nos comentários!

Referências

  • https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2024/11/30/idolatria-a-garrincha-fez-donos-de-sorveteria-na-argentina-criarem-time-amador-inspirado-no-botafogo.ghtml
  • https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2024/11/30/botafogo-padaria-aposta-garrincha-rio-de-janeiro.htm

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *