Prepare-se para o espetáculo astronômico mais brilhante do mês!
Chuva de meteoros Gemínidas ocorre em dezembro.
A chuva de meteoros Geminídeas, um dos fenômenos mais fascinantes do calendário astronômico, atinge seu pico na madrugada deste sábado, 14 de dezembro. O evento promete exibir até 60 meteoros por hora, visíveis a olho nu, principalmente na direção nordeste do céu noturno.
Para observar as Geminídeas, é aconselhável encontrar um local escuro, longe das luzes urbanas, onde a ausência de poluição luminosa pode tornar a visualização ainda mais espetacular. A Nasa sugere que “após cerca de 30 minutos no escuro, os olhos se adaptam e é possível notar os meteoros”. Mesmo com a Lua cheia deste ano ofuscando parcialmente o céu noturno, as condições ainda podem permitir que muitos rastros luminosos sejam vistos, especialmente em locais com climas favoráveis.
Segundo a autora Giovana Christda, “os meteoros são mais visíveis nas horas que antecedem o amanhecer”, por isso a paciência será a chave para aproveitar ao máximo essa experiência. Para facilitar a observação, o portal Time And Date oferece um mapa interativo do céu que pode ajudar a localizar o radiante da chuva, que está na constelação de Gêmeos.
Vale destacar que a chuva de meteoros Geminídeas é peculiar, pois sua origem está no asteroide 3200 Phaethon. Ao contrário de muitas chuvas de meteoros que provêm de cometas, as Geminídeas se formam a partir de detritos desse asteroide. Frequentemente em comparação com as Perseidas, essa chuva começou a ganhar notoriedade com o passar dos anos.
Se você deseja uma experiência de observação completa, organize-se: leve um cobertor, encontre um lugar tranquilo e dedique um tempo para relaxar e conferir o espetáculo celeste. Afinal, as chuvas de meteoros são uma oportunidade única para se maravilhar com o cosmos.
Quem mais está ansioso para ver as estrelas cadentes? Compartilhe suas expectativas e aproveite para dar dicas de observação nos comentários abaixo!
Referências
- https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/chuva-de-meteoros-geminideas-tem-pico-neste-sabado-14-veja-como-assistir/
- https://olhardigital.com.br/2024/12/13/ciencia-e-espaco/sextou-com-pico-da-chuva-de-meteoros-geminideas-saiba-tudo-no-olhar-espacial/>