Compartilhe

Abstenção atingiu 6,22% enquanto candidatos discutiam solidariedade nas redações!

Candidatos da Fuvest fazem a prova da primeira fase do vestibular da USP
Candidatos da Fuvest fazem a prova da primeira fase do vestibular da USP — Foto: Gian Dias/TV Globo

O primeiro dia da segunda fase da Fuvest 2025, realizado no último domingo (15), trouxe à tona o tema da redação ‘As relações sociais por meio da solidariedade’. Esse assunto, bastante relevante em tempos contemporâneos, busca discutir a importância da solidariedade no tecido social. Segundo a organização, a abstenção foi de 6,22%, com aproximadamente 30.381 candidatos comparecendo às provas.

Professores de redação, como Sérgio Paganim, afirmam que “a Fuvest apresentou diferentes faces da solidariedade, permitindo possibilidades amplas de análise”. Ao longo da prova, os candidatos foram desafiados a se aprofundar na filosofia por trás das relações sociais, utilizando textos de apoio que incluíam trechos de Machado de Assis e Ruth Guimarães, entre outros.

Maria Aparecida Custódio, professora de redação do Objetivo, destacou que “o tema traz a oportunidade de discutir a meritocracia, a desigualdade e a insegurança alimentar que milhões enfrentam”, enfatizando que a proposta não se limitava a calamidades, mas abria espaço para um debate mais amplo sobre a natureza da solidariedade.

Além da redação, os candidatos enfrentaram 10 questões dissertativas de Língua Portuguesa, incluindo interpretação de texto e gramática. O professor Laudemir Guedes Fragoso notou que a prova exigiu habilidade linguística e crítica dos alunos.

Os resultados das abstenções por cidade foram variados, com a menor taxa registrada em Guarulhos (3,54%) e a maior em Franca (11,57%). Em São Paulo, a taxa ficou em 6,40%.

Movimentação de estudantes que chegam para a segunda fase da Fuvest no campus da Unip, na Vila Clementino — Foto: Leandro Chemalle/Thenews2/ Estadão Conteúdo

No segundo dia da segunda fase, realizado hoje, os candidatos enfrentaram 12 questões específicas, dependendo do curso escolhido. A expectativa pela divulgação dos resultados é grande, com a primeira lista de chamada marcada para o dia 24 de janeiro de 2025.

Os participantes devem beber muita água e se preparar, pois a Fuvest é um dos processos seletivos mais concorridos do país. A adesão a boas práticas de estudo pode fazer toda a diferença na performance dos candidatos.

O sucesso de todos os competidores e o engajamento nos debates sobre solidariedade e suas implicações sociais são essenciais para formar uma nova geração que valoriza o bem-estar coletivo.

Referências

  • https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/educacao/noticia/2024/12/15/tema-da-redacao-da-fuvest-2025-e-solidariedade.ghtml
  • https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/fuvest-2025-primeiro-dia-da-2a-fase-tem-abstencao-de-622/
  • https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/segunda-fase-da-fuvest-tem-pergunta-sobre-narradores-de-futebol-inteligencia-artificial-e-necropolitica

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *