Rússia avança em suas estratégias militares e derruba drones ucranianos em nova escalada de conflito!
Destruição em Donetsk após bombardeio da Ucrânia. Fonte: Reuters/Arquivo
As forças russas anunciaram a captura das vilas de Veselyi Hai e Pushkino, localizadas na região de Donetsk, conforme divulgado pelo Ministério da Defesa da Rússia no último domingo, 15 de dezembro de 2024. Esta movimentação faz parte das operações contínuas que caracterizam o conflito entre Rússia e Ucrânia, que se intensificou ao longo dos últimos meses.
Além da tomada de território, o ministério também reportou a destruição de quatro sistemas de defesa aérea Patriot e a neutralização de 15 drones ucranianos. Destes, treze foram abatidos sobre o Mar Negro, e um foi derrubado nas fronteiras russas de Kursk e Belgorod.
Os ucranianos, por sua vez, afirmaram ter destruído 56 dos 108 drones lançados pela Rússia em um ataque noturno, com os destroços causaram danos a infraestruturas e residências.
Conforme a CNN Brasil informa, a guerra na Ucrânia tem se agravado desde a invasão russa em fevereiro de 2022, uma situação que já foi amplamente reconhecida pela comunidade internacional. As tensões aumentaram após o uso de mísseis hipersônicos e a suposta participação de tropas da Coreia do Norte no conflito. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou que a ambição de Putin é ocupar toda a região de Donbass.
Os desdobramentos deste conflito têm chamado a atenção global, e os internautas são convidados a comentar e compartilhar suas percepções sobre a situação na Ucrânia e suas consequências para a paz internacional.