Compartilhe

Com a queda de Bashar al-Assad, indústrias de Captagon são descobertas, revelando um comércio de 10 bilhões de dólares!

A building where Captagon was being made before the Assad regime fell.
Imagem de um edifício onde o Captagon estava sendo fabricado antes da queda do regime de Assad. Fonte: Claire Harbage/NPR

A queda do regime de Bashar al-Assad expôs como a Síria se transformou em um centro de produção para o estimulante Captagon. Durante quase 14 anos de guerra civil, a indústria do Captagon se expandiu, gerando receitas que chegavam a 10 bilhões de dólares anualmente, revelando um lado sombrio da economia síria.

As instalações de produção, previamente operadas sob o controle do governo, e que utilizavam uma rede de tráfico para distribuir a substância viciante, foram descobertas em locais como o subúrbio de Douma e a base aérea de Mazzeh em Damasco. Firas al-Toot, o proprietário original de uma das fábricas, relatou: “Eles vieram à noite e atearam fogo nas drogas, mas não conseguiram queimar tudo”.

Com a desintegração do regime, militantes de grupos como Hayat Tahrir al-Sham (HTS) assumiram o controle, tentando limitar o tráfico do Captagon, que se tornou uma ferramenta de guerra, tanto para o regime quanto para grupos rebeldes. “Hoje, a Síria está sendo limpa, graças à graça de Deus”, afirmou Ahmad al-Sharaa, líder do HTS.

A soldier with the HTS shows some of the Captagon pills that they found at the facility.
Um soldado do HTS mostra algumas das pílulas de Captagon encontradas na instalação. Fonte: Claire Harbage/NPR

O Captagon, inicialmente desenvolvido na Alemanha na década de 1960 para tratar condições como a narcolepsia, evoluiu para um produto que alimenta uma cultura de consumo entre jovens no Oriente Médio. O regime de Assad viu uma oportunidade na produção deste estimulante, uma vez que a economia síria enfrentava sérios problemas devido a sanções e aos efeitos da guerra civil.

Assim, a produção de Captagon foi transformada em uma operação industrial, com investimento em recursos e redes de tráfico. “Os ingredientes usados para produzir medicamentos legítimos foram desviados para a produção de Captagon”, disse Abu Bakr al-Tartousi, um líder rebelde que descobriu uma das fábricas.

Com o aumento do uso do Captagon, vizinhos da Síria começaram a intensificar seus esforços para impedir o tráfico, mas a influência sobre Assad era limitada. Embora os mercados ricos do Golfo, como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, tenham se tornado os principais destinos, as condições de comercialização tornam o Captagon relativamente acessível.

Pill holders are scattered across the floor in the building where Captagon was being made under Assad's regime.
Suportes de pílulas estão espalhados pelo chão do edifício onde o Captagon estava sendo produzido sob o regime de Assad. Fonte: Claire Harbage/NPR

À medida que os novos governantes da Síria tentam reconstruir o país, o futuro do Captagon parece incerto. Apesar do colapso dos grandes operações de produção, grupos criminosos menores podem surgir em meio à continuidade da demanda por drogas ilícitas. “É provável que haja uma redução de oferta a curto prazo, mas as redes criminosas tendem a ser inovadoras e buscar novas localizações”, alertou Caroline Rose, especialista no comércio de Captagon.

A luta contra o tráfico de Captagon é apenas um dos muitos desafios que a Síria enfrenta em seu esforço para se reerguer. É crucial que os novos líderes equilibrem a erradicação do tráfico de drogas com o desenvolvimento econômico sustentável para estabelecer um futuro mais sólido para a população síria.

Os leitores são incentivados a compartilhar suas opiniões e contribuições sobre esse tema tão importante nos comentários abaixo.

Referências

  • https://www.npr.org/2024/12/19/g-s1-38514/assad-syria-narco-state
  • https://apnews.com/article/syria-captagon-bashar-assad-97c57e94b9cbc1bdc91926b7e85dc981

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *