Tragédia culmina em buscas intensas por desaparecidos; ministro e autoridades visitam local do desastre.
Queda da ponte da divisa de Tocantins com Maranhão. Fonte: Reprodução.
Recentemente, uma tragédia ocorreu com a queda da ponte Juscelino Kubitschek, que liga os estados do Tocantins e Maranhão. O incidente resultou em pelo menos 15 pessoas desaparecidas e uma morte confirmada, conforme os relatos dos bombeiros. A estrutura da ponte, construída sobre o rio Tocantins, cedeu na tarde de domingo, 22 de dezembro de 2024.
Imagens aéreas, registradas por um drone, mostram uma situação alarmante, com veículos submersos e presos em fendas provocadas pelo colapso da ponte. De acordo com a reportagem da Folha de S. Paulo, “bombeiros dos dois estados confirmam ao menos uma morte, de uma mulher de 25 anos”. Além disso, um homem de 36 anos foi resgatado e levado ao hospital devido a fraturas.
As buscas por desaparecidos envolvem uma complexa operação de salvamento, que se torna ainda mais crítica dada a situação ambiental. “As buscas foram suspensas na noite de domingo após mergulhadores identificarem que dois caminhões que caíram carregavam ácido sulfúrico, contaminando a água”, relatou a equipe de reportagem. As autoridades locais alertaram a população para evitar o contato com a água do rio na região.
Entre os desaparecidos, estão duas crianças e vários adultos, incluindo um mototaxista e sua passageira, conforme a Policia Militar do Tocantins. O vereador de Aguiarnópolis, Jhowelys Vilar (PSDB), já havia levantado preocupações sobre a infraestrutura da ponte em 2023, solicitando melhorias e alertando sobre buracos e rachaduras que podiam comprometer a segurança da estrutura.
Em resposta ao desastre, o ministro Renan Filho, do Ministério dos Transportes, se deslocou ao local para planejar a recuperação da ponte, acompanhado dos governadores de Tocantins e Maranhão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se manifestou sobre o ocorrido, expressando suas condolências às famílias das vítimas.
Este trágico desdobramento levanta questões sobre a manutenção e segurança das obras de infraestrutura no Brasil, ressaltando a necessidade de há um investimento adequado para garantir a segurança da população.
Fique à vontade para comentar e compartilhar sua opinião sobre o ocorrido.
Referências
- https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/12/numero-de-desaparecidos-apos-queda-de-ponte-sobe-para-15-bombeiros-confirmam-uma-morte.shtml