Veja como a tempestade de Natal deixou famílias ilhadas e causou danos materiais significativos.
Carros foram arrastados pela enxurrada no bairro Vale do Jatobá, no Barreiro — Foto: Redes sociais
No dia 24 de dezembro de 2024, uma intensa chuva atingiu a região do Barreiro em Belo Horizonte, resultando em alagamentos severos e deixando várias famílias ilhadas. O temporal, que se concentrar em apenas 45 minutos, atingiu um volume de 41,1 mm, o equivalente a 12,1% da média esperada para todo o mês de dezembro, conforme informou a Defesa Civil municipal.
Diversas ocorrências foram registradas pelo Corpo de Bombeiros, incluindo a situação desesperadora de uma família que ficou ilhada em cima de um carro na Avenida Delfino Francisco Xavier. Imagens mostraram um homem em pé na janela e uma mulher e uma criança no teto do veículo cercados pela água. Depois de um tempo, a família conseguiu se abrigar em local seguro.
“A água derrubou móveis e invadiu armários. No domingo (22), já tinha alagado. E hoje foi pior, o volume de água foi muito maior”, relatou Gabriella Queiroz, uma das afetadas, sobre o impacto das chuvas em sua casa na Rua Geraldo de Almeida.
A Prefeitura de Belo Horizonte mobilizou equipes para a limpeza das ruas afetadas, especialmente nas vias que ficaram submersas, como a Avenida Delfino Francisco Xavier e a Rua Francisco Martins Marques. A Superintendência de Limpeza Urbana liderou os esforços de remoção de entulhos e desobstrução das vias.
Chuva alaga casa no bairro Vale do Jatobá, no Barreiro, em BH — Foto: Arquivo pessoal
Ainda não há confirmação sobre vítimas desaparecidas. Por precaução, a Defesa Civil vistoriou oito imóveis na região, mas nenhum precisou ser interditado. Além disso, a prefeitura já está organizando as ações para garantir a segurança e a limpeza das áreas afetadas, com a participação de diferentes setores da administração municipal.
Enquanto isso, vídeos registrados por moradores mostram o desespero da situação. Em um deles, é possível ver carros despencando após o desabamento de parte do piso de um estacionamento de um supermercado local, causado pelo excesso de água.
Esta situação de emergência evidencia a necessidade de ações preventivas e de infraestrutura eficaz em Belo Horizonte para enfrentar eventos climáticos extremos como o ocorrido.
O engajamento da população em colaborar e compartilhar experiências pode ser crucial para aumentar a conscientização sobre os riscos e a necessidade de infraestrutura adequada para lidar com as consequências das chuvas.
Referências
- https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2024/12/24/chuva-deixa-pessoas-ilhadas-arrasta-carros-e-alaga-casas-e-ruas-no-barreiro-em-bh.ghtml
- https://www.em.com.br/gerais/2024/12/7019683-prefeitura-de-bh-inicia-limpeza-das-ruas-afetadas-no-barreiro.html
- https://noticias.r7.com/minas-gerais/chuva-forte-causa-transtornos-e-alagamentos-em-belo-horizonte-24122024/