Os detalhes da nova sequência que promete resgatar a essência do clássico nacional!
Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele) em “O Auto da Compadecida 2”.
A mais recente produção cinematográfica brasileira, ‘O Auto da Compadecida 2’, estreou nos cinemas no último dia 25 de dezembro e já se tornou um grande sucesso. O filme, que é uma sequência do clássico de 2000, arrecadou cerca de R$ 4 milhões em seu primeiro dia, atraindo mais de 394 mil espectadores, tornando-se a maior estreia de um filme nacional desde o início da pandemia.
Dirigido por Guel Arraes e Flávia Saraiva, o longa traz de volta os personagens icônicos João Grilo e Chicó, interpretados por Matheus Nachtergaele e Selton Mello, respectivamente. “A ideia é proporcionar um reencontro tanto para os personagens quanto para o Brasil”, afirma João Suassuna, neto do renomado escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, cuja obra é celebrada em 2027.
Este filme é apenas o primeiro de uma série de celebrações que marcam o centenário do ilustre autor. Ao longo dos próximos anos, João Suassuna planeja lançar reedições de obras do avô, além de um documentário e uma exposição que já passou por várias cidades do Brasil.
Segundo dados do Comscore Movies Brasil, ‘O Auto da Compadecida 2’ ficou atrás apenas de ‘Sonic 3: O Filme’ na classificação geral de bilheteira, destacando-se entre as produções que reinauguraram o cinema brasileiro no pós-pandemia. Além disso, a sequência deve trazer uma nova camada à trama original, apostando numa estrutura narrativa diferente daquela vista em ‘O Auto da Compadecida’, que era dividido em episódios.
O roteiro, que levou três anos para ser finalizado, passou por diversas versões até chegar a sua forma final, sempre buscando manter a essência da obra original. “Nunca achamos que seria fácil, e até a decisão de seguir, tivemos diversos encontros de criação”, conta João Falcão, um dos roteiristas do filme.
Além de celebrar o centenário de Ariano Suassuna, a produção também conta com um elenco recheado de atores consagrados e algumas surpresas, com destaque para a participação de Luisa Arraes, filha de Guel Arraes e Virginia Cavendish, que retorna ao seu papel de ‘Rosinha’ da primeira versão. “Minha ideia é levar a obra de Suassuna a novas gerações, utilizando a tecnologia a nosso favor”, finaliza João Suassuna.
O filme já está em cartaz e promete ser um dos grandes destaques da programação cinematográfica brasileira. Você já assistiu? O que achou? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!
Referências
- https://www.uol.com.br/splash/noticias/2024/12/28/auto-2-e-so-o-comeco-festa-pelos-100-anos-de-suassuna-tera-arianoverso.htm
- https://www.em.com.br/cultura/2024/12/7022016-o-auto-da-compadecida-2-e-a-maior-estreia-nacional-pos-pandemia.html
- https://www.terra.com.br/diversao/entre-telas/diretor-de-o-auto-da-compadecida-foi-casado-com-rosinha-por-10-anos-filha-deles-tambem-e-atriz-e-esta-no-novo-filme,56e67eec1138876a81dba638abac8847rwrbyofu.html