Compartilhe

Você sabe qual é a data ideal para guardar os enfeites natalinos?

Decoração natalina com árvore e presépio
Decoração natalina com árvore e presépio. Fonte: b9542cc1-87cc-4c9a-9ae2-5215d5701398.

O Natal já passou, e com isso surgem as dúvidas sobre quando é o momento certo de desmontar a árvore de Natal e o presépio. De acordo com a liturgia católica, o Dia de Santos Reis, celebrado em 6 de janeiro, é a data indicada para essa tarefa, marcando o fim das festividades de fim de ano.

Segundo o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Londrina, “esse dia é importante porque nos relembra a descendência de Cristo, a realeza de Jesus”. Ele explica que a celebração do Dia de Reis, que celebra a visita dos três reis magos ao menino Jesus, simboliza o encerramento do ciclo litúrgico natalino. Nesse contexto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recomenda a desmontagem das decorações.

O significado por trás dos presentes oferecidos pelos reis magos é especialmente notável. O ouro representa Jesus como rei dos judeus; o incenso simboliza sua divindade, já que era um presente destinado a sacerdotes; e a mirra reflete a condição humana de Jesus, associada à sua morte. “A liturgia celebra Jesus, nascido homem e, ao mesmo tempo, Deus”, enfatiza o sacerdote.

Assim, com a chegada de 6 de janeiro, inicia-se um novo tempo no ano litúrgico, e é hora de guardar os enfeites. Essa tradição leva muitos a refletirem sobre a importância dos ciclos de festa e os significados que estão por trás de cada celebração.

E você, já desmontou sua árvore de Natal ou ainda está aproveitando a decoração natalina? Não esqueça de compartilhar suas experiências nos comentários!

Referências

  • https://www.bemparana.com.br/bem-estar/fim-da-festa-saiba-quando-e-a-hora-certa-para-desmontar-a-arvore-e-o-presepio-de-natal/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *