Compartilhe

Imagens impactantes revelam a magnitude do desastre em Ipatinga e outras regiões

Imagens aéreas feitas por drone mostram alagamentos em Ipatinga, MG.
Imagens aéreas feitas por drone mostram alagamentos em Ipatinga, MG. — Foto: Reprodução Instagram/via Reuters

As intensas chuvas que assolam Minas Gerais desde setembro de 2024 resultaram em uma situação catastrófica, com 25 mortes confirmadas e mais de 50 cidades declaradas emestado de emergência. “Mais de 3 mil pessoas precisaram deixar suas casas por causa dos temporais no estado”, segundo informações da Defesa Civil estadual [fonte: G1].

As áreas mais afetadas estão localizadas no Vale do Aço, especialmente a cidade de Ipatinga, que registrou dez mortes e centenas de desabrigados. A prefeitura de Ipatinga, diante da gravidade da situação, decretou estado de calamidade pública, permitindo que o município mobilizasse recursos para atender às necessidades mais urgentes da população. Em um trecho do decreto, pode-se ler: “considerando que ainda há previsão de grandes volumes de chuvas para os próximos dias, que podem ocasionar ainda mais riscos aos munícipes”.

Em Santana do Paraíso, outro município vizinho, também foi contabilizada uma morte e um total de 528 pessoas desalojadas. A situação em terras mineiras é preocupante, com muitas cidades enfrentando deslizamentos de terra e alagamentos significativos. Um exemplo alarmante foi a inundação que levou uma criança de apenas 8 anos à morte, soterrada em seu lar no bairro Bethânia, em Ipatinga [fonte: Estado de Minas].

Além do impacto humano, as chuvas causaram estragos substanciais na infraestrutura local. Imagens e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram um cenário dantesco, incluindo cidadãos alegres e em tom de brincadeira ao encontrar peixes nadando em ruas alagadas e pistas de caminhada após a lagoa transbordar. “Para um pescadinho aqui hoje, o Parque Ipanema tá no jeito!”, disse um morador em tom de ironia [fonte: Terra].

A Defesa Civil continua monitorando a situação e alerta a população sobre as previsões de mais chuvas nos próximos dias. Medidas de emergência estão em vigor para atender os desalojados e promover a recuperação das áreas atingidas. A situação é um lembrete duro sobre a vulnerabilidade que muitos municípios enfrentam diante de desastres naturais intensificados por mudanças climáticas.

A comunidade é incentivada a se manter informada e a apoiar esforços de ajuda humanitária para as famílias afetadas. Comentários e compartilhamentos sobre a situação nas redes sociais são bem-vindos.

Referências

  • https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2025/01/14/chuvas-deixam-25-mortos-e-mais-de-50-cidades-em-situacao-de-emergencia-em-minas-gerais.ghtml
  • https://www.em.com.br/gerais/2025/01/7034826-prefeitura-de-ipatinga-publica-decreto-de-estado-de-calamidade-publica.html
  • https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/videos/morador-filma-peixes-nadando-em-pista-de-caminhada-apos-lagoa-transbordar-em-mg,6e7f09e6c7a13886db762ff813f39e5eyftn0o0x.html

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *