Compartilhe

O que isso significa para os usuários da plataforma de streaming?

Logotipo da Samsung e TVs dentro da loja de eletrônicos
Logotipo da Samsung e TVs dentro da loja de eletrônicos. Fonte: Minsk, Bielorrússia, 2023.

Durante a CES 2025, a Disney+ fez um anúncio importante: a plataforma de streaming passará a oferecer suporte ao padrão de imagem HDR10+. Esta funcionalidade, que será introduzida sem custos adicionais para os assinantes, promete aumentar a qualidade visual dos conteúdos disponíveis, especialmente para os usuários de dispositivos da Samsung.

O HDR10+, desenvolvido em colaboração por gigantes como Samsung, Amazon, Panasonic e 20th Century Fox, utiliza metadados dinâmicos que ajustam as cores e o brilho quadro a quadro. Isso proporciona uma experiência visual mais rica e imersiva, permitindo que as imagens sejam exibidas com até quatro vezes mais brilho do que o HDR10 convencional.

“Com o suporte ao HDR10+, vídeos que antes eram exibidos apenas em HDR10 ou SDR poderão explorar todo o potencial visual do novo padrão. Isso beneficia especialmente dispositivos Samsung que não oferecem suporte ao concorrente Dolby Vision”, explicou Marc Finer, da Communication Research Inc, em nome do grupo que gerencia a tecnologia.

Contudo, para que os usuários aproveitem ao máximo essas melhorias, é essencial que o aparelho de TV ou smartphone utilizado seja compatível com o HDR10+. Além disso, o conteúdo assistido deve também estar disponível nesse formato, o que eleva a necessidade de compatibilidade entre o aparelho, o software e o próprio conteúdo.

Pequenas mudanças já podem ser notadas, mas a diferença será realmente perceptível para aqueles que utilizam dispositivos de última geração. “O HDR10+ vem como uma alternativa robusta ao Dolby Vision, que ainda se destaca entre muitos produtores de conteúdo e fabricantes de dispositivos”, menciona outra fonte confiável sobre o tema.

O anúncio do suporte ao HDR10+ é um reflexo da contínua expansão da Disney+, que, mesmo diante de desafios, como o fim das operações de assinatura no Brasil, está comprometida em integrar tecnologias de ponta a sua plataforma e expandir seu catálogo.

Referências

  • https://www.mundoconectado.com.br/streaming/disney-plus-suporte-hdr10-plus/
  • https://www.tudocelular.com/planos/noticias/n230412/ces-2025-anuncia-chegada-de-hdr10-ao-catalogo.html
  • https://olhardigital.com.br/2025/01/10/cinema-e-streaming/disney-plus-imagem-vai-ficar-melhor-mas-voce-nao-deve-notar/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *