Compartilhe

Conflito político em Minas Gerais: Zema deve respeitar o acordo e Lula elogia apoio do senador Pacheco

Fábio defende monitoramento de produtos para conter a inflação dos alimentos
Fábio defende monitoramento de produtos para conter a inflação dos alimentos. Fonte: Estado de Minas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou as declarações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), a respeito dos vetos presidenciais ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag), na última quarta-feira (5/2). “O governador deveria apenas respeitar que nós fizemos uma coisa que eles não conseguiram fazer”, afirmou Lula, ressaltando que a renegociação da dívida mineira foi possível graças ao empenho do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).

Durante entrevista a radialistas mineiros, Lula enfatizou a importância do Propag, que permite renegociar dívida de estados endividados. O presidente alertou que parte da dívida que Minas Gerais deixará de pagar deve ser reinvestida em áreas essenciais como educação e habitação. Ele criticou Zema por estar buscando a derrubada de vetos e afirmou: “O acordo da dívida de Minas Gerais só aconteceu por causa do Rodrigo Pacheco”.

Lula também comentou sobre a possibilidade de federalização da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), destacando que não deseja privatizar a empresa, uma preocupação levantada por Zema. “Se a Cemig é uma coisa muito importante para os mineiros, você acha que eu vou assumir a responsabilidade de adquirir a empresa para privatizá-la? Não, não vou”, enfatizou o presidente, sugerindo que a privatização deve ser uma decisão do governo estadual.

Além dessas questões, Lula mencionou que a federalização permitiria ao estado abater parte de sua dívida com a União. Ele acrescentou que o governo estadual deve reconhecer os benefícios que estão sendo trazidos pelo acordo de renegociação.

Por fim, Lula compartilhou seus votos de recuperação ao prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), que se encontra internado em tratamento de saúde. A declaração finalizou uma série de interações que visam fortalecer laços entre os diferentes níveis de governo no estado.

Compartilhe sua opinião e comentários sobre esse tema abaixo.

Referências

  • https://www.em.com.br/politica/2025/02/7052961-lula-rebate-criticas-de-zema-sobre-vetos-ao-propag-deveria-respeitar.html
  • https://www.poder360.com.br/poder-governo/nao-quero-adquirir-a-cemig-para-privatiza-la-diz-lula/
  • https://www.otempo.com.br/politica/governo/2025/2/5/lula-elogia-pacheco-e-cobra-respeito-de-zema-pelo-projeto-de-renegociacao-da-divida-dos-estados

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *