O que está por trás do impressionante aumento de até 40% no preço dos ovos?
Monitoramento da inflação de alimentos pela Abras. Fonte: CNN Brasil
O mercado de ovos no Brasil atravessa um momento delicado, com os preços disparando em níveis alarmantes. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) alertou que o preço dos ovos de galinha no atacado subiu até 40% esta semana, resultando em um impacto significativo no bolso do consumidor. Este aumento ocorre em um contexto de alta demanda e oferta restringida, criando um cenário preocupante para o abastecimento.
Conforme reportado, “as empresas iniciaram a programação de abastecimento das lojas para atender à demanda sazonal da Quaresma, mas a restrição na oferta e os aumentos sucessivos de preços preocupam os supermercados”, comenta Márcio Milan, vice-presidente da Abras. A situação é reforçada pelo calor intenso que afetou a produção, uma vez que as aves são altamente sensíveis a altas temperaturas.
Além disso, o aumento dos custos de produção e a crescente demanda por alternativas mais baratas à carne também influenciaram o preço do produto. “A alta nos preços é palpável. O preço médio da dúzia já pode ser encontrado por R$ 20,99, o que representa uma elevação de 35%”, informou Viviane Taguchi, da Band.
As exportações de ovos também têm aumentado, enquanto a oferta local não consegue acompanhar a demanda, o que tem resultado em um desequilíbrio que pressiona ainda mais os preços. Estatísticas mostram que enquanto o preço no atacado subiu em torno de 17% apenas este ano, os preços no varejo ainda não refletiram completamente essas mudanças, com uma elevação modesta de 0,89%.
A Abras destaca ainda que, além do aumento no preço, há uma redução nos tamanhos dos ovos devido a uma nova classificação aprovada pela Secretaria de Defesa Agropecuária. Isso resulta em ovos com peso médio inferior, cerca de 10 gramas a menos por unidade, o que pode afetar a percepção de custo-benefício para os consumidores.
Prateleiras de ovos em um Whole Foods, em Lincoln Park, Chicago, em 11 de fevereiro. Fonte: Bloomberg
Os especialistas alertam que essa realidade pode persistir até a Quaresma, quando a demanda por ovos costuma aumentar, especialmente entre os católicos. A expectativa é que o cenário de aumento nos preços se mantenha, afetando não só os ovos, mas também outros alimentos como hortaliças e frutas, que também estão sujeitos à influência do calor intenso que tem assolado o Brasil.
Com as mudanças atuais no mercado de ovos, os brasileiros devem se preparar para um período de preços elevados e a possível escassez de produtos nas prateleiras dos supermercados. O impacto vai além do aumento de preço, colocando em questão o acesso a uma proteína vital na alimentação diária.
O que você acha da situação atual dos preços dos ovos? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Referências
- https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/preco-do-ovo-salta-40-no-atacado-e-associacao-acende-alerta/
- https://www.band.uol.com.br/agro/noticias/onda-de-calor-faz-o-preco-do-ovo-disparar-no-brasil-veja-o-que-mais-afeta-a-producao-202502171131
- https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2025/02/17/preco-dos-ovos-no-atacado-ja-subiu-17percent-so-este-ano.ghtml